TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Ensaios: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  5.186 Palavras (21 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBIL

PRODUÇÃO TEXTUAL- 3º SEMESTRE (INDIVIDUAL)

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

PRODUÇÃO TEXTUAL- 3º SEMESTRE (INDIVIDUAL)

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábil UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade Interdisciplinar do º Semestre.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE........................................................ 5

3. CONCLUSÃO................................................................................................14

5. REFERÊNCIAS...............................................................................................15

Introdução

O presente trabalho teve como ponto de partida, analisar uma empresa de cervejas que obteve um intenso lucro em um curto espaço de tempo, uma empresa que se desenvolveu criando grande número de filiais em algumas cidades das regiões brasileiras, tornando-se assim, a segunda maior fabrica de cervejas do país.

O caso Schincariol, apresentava uma trajetória minuciosa em relação a questões burocráticas, onde a mesma realizava um sofisticado esquema de fraudes; como utilização de “notas frias”, notas fiscais subfaturadas, usa de caminhões “dublê”, aquisição de matéria prima sem devida documentação fiscal, realização de exportações fictícias e declarações falsas, utilização de artifício de triangulação, dentre outras; aumentando seu lucro e ocasionando uma maior vigilância por parte de agentes da policia federal e da Inteligência da Receita federal, por fim descobertos os golpes, percebe-se a real fonte de enriquecimento da empresa citada, descobertos tais golpes, pode-se desenvolver os objetivos proposto no trabalho.

Este trabalho teve como objetivo explorar o código de ética profissional contábil, um importante documento de utilização na carreira contabilista, que auxilia, nas eventuais ocorrências de problemas como o exemplo, apresentados no caso Schincariol.

O código de ética do contabilista CEPEC compete ao contador não apenas aprimorar ao contador moderno não apenas aprimorar sua técnica para atuar com qualidade profissional, como igualmente agir com lealdade, honestidade, imparcialidade, independência profissional e com total responsabilidade, observando o sigilo profissional e evitando o cometimento de infrações e de condutas antiéticas.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

1. O Código de Ética Profissional

Segundo o Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.

Alguns de seus deveres, previstos no artigo 1º do Código de Ética Profissional, são:

__ exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;

__ guardar sigilo sobre razão do exercício profissional lícito, ressalvados em casos

previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como, por exemplo, Conselhos Regionais de Contabilidade;

__ zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros.

O artigo 9º prevê a conduta do contador em relação aos colegas, a qual deve ser pautada nos princípios e considerações, respeito, apreço e •solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.

Em suma, o Código de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admita erros e que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de serem aplicados. Estabelecido o Código de Ética, cada contabilista passa a subordinar-se sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar o exercício profissional. Tal código assume um papel de relevante garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis.

1.1 O comportamento do contador, Diante das Fraudes.

Observa-se no comportamento das pessoas ligadas aos negócios empresariais, a ganância indiscriminada pelo poder econômico, levando contadores a cometer crimes contra a ordem tributária, envolvendo-se em fraudes e escândalos e a responder por estes atos praticados de forma ilícita. Tendo eles agido, consciente ou inconscientemente, cumprindo ordens ou não, serão penalizados por seus atos. Não somente pelas leis, mas também pela sociedade que passará a olhar com outros olhos esta classe profissional. No campo contábil, muito se tem falado sobre responsabilidade civil. Com o Novo Código Civil, a responsabilidade do profissional contábil está estabelecida, deixando claras as situações práticas e suas conseqüências. Os contadores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de seu trabalho e apresentar-lhes, anualmente, o inventário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com