TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Universitário: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE...............5

2.1 ENTIDADE...................................................................................................5

2.2 CONTINUIDADE.........................................................................................5

2.3 COMPETÊNCIA..........................................................................................6

3 REGIME DE APURAÇÃO.........................................................................................7

3.1 CAIXA..........................................................................................................7

3.2 COMPETÊNCIA...........................................................................................7

4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES.........................................................8

4.1 PEPS...........................................................................................................9

4.2 UEPS...........................................................................................................9

4.3 CUSTO MÉDIO PONDERADO...................................................................9

5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS.............................................10

5.1 RECONHECIMENTO DA RECEITA..........................................................10 5.2 DEDUÇÕES DA RECEITA........................................................................10 5.3 IMPOSTO E CONTRIBUIÇÕES NA COMPRA E NA VENDA..................11

6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS................................................................................12

6.1 CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA.................................................................12 6.2 TAXAS EQUIVALENTES...........................................................................12

7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.........................................................................13

8 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS........................................................14

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................17

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mensura o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante. As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial procuram apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da Empresa, coesão interpretação dos resultados, e produzirem através de relatórios as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

O Processo Contábil é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da Empresa, já que é de grande importância para auxiliar as entidades a controlarem seus patrimônios e tomarem suas decisões. Todas as movimentações que ocorrem no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que em seguida apura os resultados e resume os dados registrados em forma de relatórios, e os entrega aos interessados em conhecer a situação da Empresa.

Este trabalho aborda sobre a Contabilidade Comercial, contendo informações conceituais e teóricas assim como a contabilização que faze parte da vida diária de um empresário e principalmente de um contador. Contendo os princípios da contabilidade, regimes de apuração, métodos de avaliação de estoque, os critérios mais conhecidos de avaliação de estoques como PEPS, UEPS e Custo médio ponderado. Sendo assim, assuntos importantíssimos e que serão muito usados na área profissional, tanto do empregador quanto do empregado. Proporcionando um entendimento sobre como funciona a contabilidade comercial.

Sendo que intenção principal deste portfolio é repassar alguns conceitos básicos acerca da empresa comercial Línea Comércio de Moveis Ltda. O objetivo é evidenciar alguns princípios da Contabilidade levando em consideração a crescente complexidade dos negócios, surgidas com a necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados às atividades de uma organização pelos usuários diretamente interessados na situação econômica e financeira da Entidade.

2. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

A empresa comercial Línea Comercio de Móveis Ltda, produz e comercializa diretamente ao comércio varejista, mesas e cadeiras em dois formatos: Mesa Executiva Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000.

A Empresa foi criada em 30 de Outubro de 2010, cujo os sócios são Antonio Oliveira Silva e Feliciano Carvalho dos Santos. Iniciaram o epreendimento com um capital social de R$300.000,00 (trezentos mil reais), sendo que 45% para Antonio e 55% para Feliciano. Eles sabem que a sua Empresa precisa seguir alguns princípios da Contabilidade como a Entidade, Continuidade e Competência, com o intuito de auxiliar na gestão e contribuir para seu avanço.

2.1 ENTIDADE

O principio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação e um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Exemplo: A Empresa Línea Comercio de Móveis Ltda pagou com o dinheiro do caixa uma conta pessoal de um dos sócios; neste caso houve uma quebra do principio da entidade.

O patrimônio de uma pessoa física não pode ser confundido nem se misturar com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte. As despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com