TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Universitário: Contabilidade Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

1. Aumento de capital afeta o caixa quando é realizado com:

a) ( ) recursos materiais.

b) (X) recursos financeiros. – resposta correta

c) ( ) reservas.

d) ( ) lucros acumulados.

2. Considere as seguintes informações sobre os procedimentos referentes à provisão para créditos de liquidação duvidosa da empresa Contadores Prudentes S.A. e marque a alternativa correta:

I. A empresa apresentava em 31-12-X0 um saldo de provisão para créditos de liquidação duvidosa no valor de $ 7.850,00. Após estudos realizados, a estimativa da provisão necessária para o ano seguinte seria de $ 20.000,00. Com base nessa informação, o contador responsável realizou lançamento complementar debitando a conta despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa, ambas no valor de $ 12.150,00. O correto seria creditar a conta de provisão para créditos de liquidação duvidosa (redutora de clientes) e debitar a conta de despesas com crédito de liquidação duvidosa no resultado.

II. Em janeiro do ano X1 foi recebido um crédito baixado em X0, considerado à época incobrável. Com base nesse fato, o contador debitou a conta recuperação de créditos baixados em sua contabilidade. O correto seria reconhecer uma receita de recuperação de créditos, creditando-a e não debitando-a.

III. Em fevereiro do ano X1 o contador foi informado de que o cliente J. J. havia falido e, portanto, não pagaria sua dívida. Com base nessa informação, foi debitada a conta provisão para créditos de liquidação duvidosa e creditada a conta clientes, no respectivo valor. O correto seria creditar a conta de provisão para créditos de liquidação duvidosa (redutora de clientes) e debitar a conta de despesas com crédito de liquidação duvidosa no resultado. Cabe ressaltar que o texto não diz se existia ou não PCLD constituída para esse cliente, logo considero que não havia.

a) ( ) em todos os itens, os procedimentos adotados foram corretos.

b) ( ) apenas os procedimentos adotados constantes dos itens I e II foram corretos.

c) (X) em todos os itens, os procedimentos adotados foram errados. – resposta correta

d) ( ) apenas os procedimentos adotados constantes dos itens I e III foram corretos.

3. Determinada empresa encaminhou ao banco um lote de duplicatas para serem descontadas no valor de $ 50.000,00, com vencimento em um mês. Foi cobrada uma taxa de desconto de 5% referente aos juros da operação e despesas bancárias no valor de $ 500,00. A conta bancos da empresa foi debitada em:

a) ( ) $ 50.000,00

b) ( ) $ 49.500,00

c) (X) $ 47.000,00 – resposta correta

d) ( ) $ 47.500,00

4. Um comerciante, ao receber $ 500,00 de mercadorias encomendadas, verifica que parte delas ($ 150,00) estava em desacordo com seu pedido, procedendo então à devolução total do pedido. Considerando que a operação já havia sido contabilizada, o comerciante deverá:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com