TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Custo

Artigo: Contabilidade Custo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4º semestre

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ARARAQUARA-SP

2014

Gislaine Sturaro RA: B6768J-0

Nayara Ricci RA: B7435H-0

Paula T. C. Miquiluchi RA: B77EBI-3

Renan Diognes Rocha RA: B75308-0

Taís Melo RA: B89AHD-6

APS – Atividades Práticas Supervisionadas

Apresentação de Custos da Empresa Tecnolaser

APS apresentada como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 4º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, Sob orientação do Professor Diego Wagner Santos.

ARARAQUARA-SP

2014

1. Informações sobre a empresa estudada

A Tecnolaser, situada na cidade de Matão, é uma empresa formada por três sócios, sendo dois irmãos, produtora de peças agrícolas.

Suas atividades deram início em junho de 2010, quando Ovidio Augusto Cappi resolveu abrir uma empresa para os filhos, para ajudá-los na carreira e somar com sua outra empresa, a Hidramat, que também produz peças agrícolas. Juntamente com outro investidor, Jonatas Henrique Abuchain, nasce a Tecnolaser.

Perfil da organização

Razão: Tecnolaser Matão Indústria e Comércio de Peças Agrícolas Ltda-EPP

Nome Fantasia: Tecnolaser

Abertura da empresa: Junho de 2010

CNPJ: 12.212.269/0001-10

Inscrição Estadual: 441.000.922.118

Inscrição Municipal: 115345

CNAE: 2599-3/99, 2532-2/01, 2539-0/01,3314-7/11, 4685-1/00 e 2833-0/00

Proprietários: Diego Augusto Cappi, Caio César Cappi (sócios administradores – 45% cada) e Jonatas Henrique Abuchain (sócio com capital – 10%)

Porte: Pequeno, segundo os critérios do BNDES

Área de atuação: Produção e comércio de peças agrícolas

Força de trabalho: 13 pessoas

Faturamento: Em 2013, R$3.442.674,71

Modalidade: Lucro presumido

Endereço: Av. Antônio Gorgatti, 378, Dt. Ind. Adolfo Baldan, Matão, SP

Telefone: (16) 3394-1795

2. A Contabilidade de Custos

2.1 História da Contabilidade de Custos

A contabilidade de custo se originou da contabilidade financeira, quando da urgência de verificar os estoques na indústria. Os artesãos só se preocupavam em produzir e vender, sem constituir pessoa jurídica.

A contabilidade nessa época tinha adaptação maior na parte comercial, sendo usada para averiguação do resultado do exercício. Porém, com o desenvolvimento da indústria aparece a necessidade de calcular o custo para formação de estoque. Os comerciantes, para averiguação do resultado do exercício, somavam as receitas e subtraiam dela o custo da mercadoria vendida, ocasionando o lucro bruto. Do lucro bruto eram descontadas as demais receitas, e assim achavam o lucro ou prejuízo do período. Exemplo: 

(+) Vendas

(-) custo das mercadorias vendidas

(=) lucro bruto

(-) despesas administrativas

(-) despesas comerciais

(-) despesas financeiras

(=) lucro/prejuízo 

No ramo comercial, o custo da mercadoria vendida era simples de ser analisado uma vez que sua combinação resulta do valor pago pela mercadoria, mais o encargo não estável e mais os fretes pagos e seguros.

Caso aconteçam alterações de estoque, utiliza-se a fórmula que contém estoque inicial, compras e estoque final para atingir o CMV.

CMV = EI + Compras – EF

No ramo industrial, o mesmo método de calculo de custo dos produtos não deve ser aproveitado, uma vez que o fabricante compra materiais e os altera, paga mão-de-obra para fabricá-los e ainda gasta com outros custos como energia, água etc., para afinal formar o produto para vender.

Nessa circunstância, na qual diversos materiais são gasto para a fabricação de um novo produto, não é fácil o cálculo de custo a ser executado. Essa complicação ou urgência fez nascer a Contabilidade de Custos, primeiramente com a intenção de avaliar os estoques produzidos e gerar o resultado do exercício.

Desde a revolução industrial a Contabilidade de Custos cresceu bastante através do conhecimento, não só para a supervisão, mas também para a organização e tomada de decisão.

A Contabilidade de Custo chega pela primeira vez com procedimento autônomo e organizado, nos Estados Unidos, envolvendo a produção industrial, principalmente estudando as dificuldades na mão-de-obra e as conseqüências no custo industrial.

Mais tarde passou a interessar com o método de custo de materiais gasto (direto), procurando uma visão global de maneira eficiente, no momento em que são analisados um dos maiores problemas da contabilidade de custo, os denominados custos indiretos de fabricação (CIF). Também chamados de despesas indiretas de fabricação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com