TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custo

Artigo: Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

1 INTRODUÇÃO

Nas empresas e nos tempos de hoje, se tornou muito necessária o uso de relatórios, de escala de produção, quantidade de perda,etc. Se a empresa não possui um controle rigoroso dessas informações ela pode ter grandes prejuízos. Nesse trabalho serão mostradas a separação correta do que é custo e o que são despesas no processo produtivo da empresa e a importância dessa separação. Também será mostrado os sistemas de custeio e para que eles servem no processo produtivo.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do

processo produtivo e tem como característica ser de caráter INTERNO.

É o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Como exemplos de dados físicos operacionais temos: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

IDENTIFICAÇÃO DOS GASTOS DA EMPRESA

CONCEITOS DE GASTOS EXEMPLOS

O gasto pode ser definido como o dispêndio financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer. Dispêndio esse, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos; ou seja, só existe o gasto no ato do reconhecimento contábil da divida adquirida ou na diminuição dos ativos dados em troca. O gasto pode se transformar em uma despesa, sem ter sido anteriormente custo, o exemplo são as depreciações das máquinas, onde a sua aquisição inicialmente é classsificada como um gasto para empresa, ao passar do tempo com o desgaste (depreciação), tornam-se despesas.

PRINCIPAIS GASTOS DA EMPRESA

Os gastos dentro de uma empresa são divididos em custos e despesas. O consumo de energia elétrica, por exemplo, é um gasto na hora de seu consumo,assim como a matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º salário), combustíveis de máquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica também são gastos. Todos esses gastos são de origem de produção.

SEPARAÇÃO DOS GASTOS E CUSTOS E DESPESAS

Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço.

Despesa é tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de uma empresa, o que é custo numa empresa pode ser despesa na outra. A despesa está presente nos setores administrativo, financeiro, comercial e marketing. O combustível do carro dos vendedores é exemplo de despesa.

É de extrema necessidade a separação correta dentro da administração de uma empresa dos custos e despesas, tendo em vista que esses valores refletem nos relatórios contábeis e gerenciais,podendo alterar assim a visão real da situação da empresa, influenciando na tomada de decisões.

CUSTOS

CUSTOS DIRETOS

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Como exemplo podemos citar: matérias-primas usados na fabricação do produto,mão-de-obra direta ,serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos têm a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva e constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

CUSTOS INDIRETOS

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com