TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Monografias: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

As organizações necessitam de dados claros e precisos, a fim de tornar o processo decisório mais eficiente, buscando seu equilíbrio econômico e financeiro, principalmente diante de uma economia cada vez mais instável. Diante disto, a contabilidade é uma importante ferramenta, pois a mesma fornece informações essenciais para sobrevivência das empresas num mercado atualmente tão competitivo.

A Contabilidade de Custos e a Contabilidade Industrial, ramificações da Contabilidade, foca nas empresas indústrias. Essas ramificações se dedicam ao estudo racional dos gastos feitos para a produção de um bem ou na prestação de um serviço. Nesse sentido, as informações relativas aos custos de produção, desde que apropriadamente organizadas, resumidas e relatadas, constituem uma ferramenta administrativa da mais alta relevância. Assim, as informações de custos transformam-se, gradativamente, num verdadeiro sistema de informações gerenciais, de vital importância para a administração das organizações empresariais. Essas informações constituem um subsídio básico para o processo de tomada de decisões, bem como para o planejamento e controle das atividades empresariais.

Ainda nesse contexto, é importante destacar o papel dos métodos de custeio na apuração e apropriação dos custos dos produtos, pois saber selecionar dentre os diversos métodos de custeio o que melhor supre, com informações de qualidade, as necessidades de gestão dos negócios pode ser determinante para uma vantagem competitiva.

Quanto aos sistemas de acumulação de custos, conforme as características operacionais dos negócios, as empresas podem operar utilizando-se os dois sistemas de acumulação de custos existentes, por processo ou por ordem de produção, ou variações deles que objetivam a determinação do custo de produção.

Sistema de informação é uma ferramenta indispensável à gestão empresarial. Nesse sistema o elemento principal é a informação, e tem como objetivo armazenar, tratar e fornecer informações rápidas e precisas auxiliando os gestores na tomada de decisões.

2. Custos industriais

A Contabilidade de custos é um ramo da Ciência Contábil que se destina a estudar os custos na elaboração de um bem ou na prestação de um serviço. Esse ramo da contabilidade é responsável por organizar, analisar e interpretar os custos a fim de determinar o lucro, controlando as operações e auxiliando os gestores no processo de tomada de decisões. A contabilidade de custos tornou-se essencial não apenas pela determinação do custo do produto, mas por ser uma das principais fornecedoras de informações úteis no processo decisório. Para Vanderbeck e Nagy (2003, p.13) a contabilidade de custos “fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar o futuro”.

O custo, objeto da contabilidade de custos, é a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens. Ele pode ser classificado em direto e indireto, fixo e variável e é composto por materiais, mão de obra e estruturais (Custo Indireto de Fabricação).

2.1 Materiais

Os Materiais representam o gasto com o material básico para a fabricação de um produto. São os custos de aquisição de todos os materiais que iram compor o processo produtivo. Os materiais são classificados em diretos e indiretos. Os materiais diretos são definidos por todos os elementos que podem ser diretamente e objetivamente alocados aos produtos e, materiais indiretos são aqueles que para alocação a um produto, deve ser realizado um rateio de seu valor.

Os materiais podem ser classificados em:

• Matéria-prima – são os materiais principais e essenciais que são utilizados em maior quantidade na fabricação e que são identificados facilmente e diretamente nos produtos;

• Materiais secundários: são os materiais que são utilizados em menor quantidade na fabricação dos produtos;

• Materiais de embalagem – são os materiais que tem função de acondicionar os produtos.

É importante ressaltar que o custo do material é integrado por valor de aquisição, frete e seguro e impostos não-recuperáveis.

2.2 Mão de Obra

A Mão de Obra corresponde aos gastos com a equipe na fabricação de um produto, ou seja, é valor do trabalho humano na produção de um bem ou serviço.

A mão de obra é classificada em direta e indireta. Mão de obra direta corresponde aos recursos consumidos identificados e mensurados diretamente no produto final e, mão de obra indireta refere-se aos recursos consumidos que não podem ser identificados e mensurados diretamente no produto final, necessitando da utilização de um critério de rateio.

O gasto com mão de obra direta é caracterizado por: trabalho direto na produção e possibilidade de exatidão do tempo despedido na fabricação do produto.

2.3 Estruturais

Todo gasto referente à produção de uma organização e que não estejam enquadrados como gastos Materiais ou Mão de obra são chamados de Custo Indireto de Fabricação (CIF), ou seja, são recursos econômicos necessários a produção que não são possíveis de identificação direta nem de mensuração objetiva em relação aos produtos finais produzidos e que, necessitam de rateio para apropriação aos produtos. Por exemplo: aluguel da fábrica, energia elétrica da fabrica, depreciação das maquinas da fabrica, etc.

Como rateio entende-se como um artifício empregado para a distribuição dos custos, isto é, é o fator pelo qual é dividido os CIFs. Como exemplos de Bases de Rateios que servem de critérios para alocação dos CIFs temos:

• Horas máquina

• Horas de Mão de Obra direta

• Área Ocupada

• Quantidades de Materiais Diretos

• Custos Diretos

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »