TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Artigo: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

A CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade de Custos é um dos ramos de aplicação da Contabilidade, sendo esta comumente aplicada nas empresas industriais, no entanto, na atualidade, nota-se também a utilização da Contabilidade de Custos em empresas prestadoras de serviços e comerciais, devido a esta fornecer informações valiosas ao processo decisório.

Para adentrarmos a este novo segmento dentro da contabilidade, é importante conhecermos sua origem, afinal de onde vem a Contabilidade de Custos? Será que ela surgiu junto com a Contabilidade no século XV ou será que ela se apresentou como uma evolução da Contabilidade?

ORIGEM DA CONTABILIDADE DE CUSTO

A Contabilidade de Custos surgiu a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, onde até então a Contabilidade existente satisfazia as necessidades dos empresários da época, uma vez que a determinação do quanto custava uma mercadoria era de fácil determinação

A Contabilidade de Custos surgiu a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, onde até então a Contabilidade existente satisfazia as necessidades dos empresários da época, uma vez que a determinação do quanto custava uma mercadoria era de fácil determinação.

Se o empresário comprasse um tecido e pagasse por ele o total de $50,00, esse seria o custo, portanto deveria vender este tecido no mínimo, pelo mesmo valor, para não incorrer em prejuízo. Portanto, a determinação do quanto custou uma mercadoria era de fácil mensuração, uma vez que o valor era objetivo e sem nenhum tipo de arbitrariedade em sua composição.

Antes da Revolução Industrial, as produções eram todas realizadas manualmente, em pequenas quantidades e normalmente nas próprias residências familiares.

Com o advento da revolução industrial, os processos de produção passaram a ser mecanizados, produzindo em grande quantidades produtos padronizados, fazendo uso de enormes estruturas industriais, com máquinas e equipamentos que agilizavam o processo produtivo.

A partir daí viu-se o surgimento de uma nova necessidade contábil, a de determinar o quanto custava cada unidade produzida, uma vez que agora esse custo já não era tão facilmente obtido, como na era comercial.

Assim, a mensuração do custo do produto produzido, exigiu da contabilidade uma evolução, o que acabou por incorrer no surgimento da Contabilidade de Custos, que surgiu nessa época visando satisfazer essa necessidade da sociedade empresarial.

Trocando em miúdos... Por que na era comercial era mais fácil determinar o custo?

Bom, para simplificar, vamos imaginar a seguinte situação:

Você é um vendedor de tecidos, e faz disso sua atividade principal.

Em determinado momento você adquire um lote de tecidos por $50,00 o metro.

No mesmo dia um de seus clientes deseja comprar alguns metros de tecido, você então pensa:

Bom, é fácil! Se paguei $50,00, posso vender para ele por $80,00 o metro e assim obter o lucro de $30,00 por metro.”

O raciocínio está correto, uma vez que você apenas comprou o tecido e o revendeu.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com