TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Universitário: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

A elaboração correta do preço de venda que garante o lucro desejado pelos

proprietários pode ser conquistada quando a empresa mapeia corretamente os custos e despesas através da adoção do custeio variável classificando-os em fixos e variáveis e conhece a alíquota efetiva dos impostos que incidem sobre a receita. No entanto, neste estudo foi desprezado aspectos relativos a demanda e a elasticidade do produto sendo

observado os custos, despesas, impostos e lucro desejado. Desta forma, o preço correto de venda apresentado nesta pesquisa é aquele que paga os custos e despesas e remunera os proprietários de acordo com sua expectativa.

Destaca-se que, de forma alguma deve-se deixar de incluir ao preço dos produtos, o custo operacional da empresa, levando-se em consideração cada tipo de atividade empresarial e o porte de cada empresa.

Algumas empresas baseiam-se somente na estratégia de preços praticados pelos concorrentes, estabelecendo o seu nível de preços geralmente abaixo, visando obter mais rapidamente a conquista de uma fatia de mercado em que atuam, não levando em consideração que cada empresa detém um gasto operacional fixo diferente.

Já outros, formam e precificam seus produtos levando em consideração apenas o gasto operacional de sua empresa, esquecendo-se de analisar e levar em consideração as oscilações de mercado em que está situada, bem como as estratégias mercadológicas e de preços praticados pelos seus concorrentes.

Constata-se ainda que, no decorrer do processo de formação do preço de venda demonstrado anteriormente, existem condições, caminhos e alternativas que os empresários têm para a realização de tal feito. Uma importante e indispensável medida a ser imediatamente tomada seria o aumento nas vendas da empresa, pois observa-se que com o aumento das vendas, os gastos fixos serão rateados e terão um percentual menor, tornando a empresa mais rentável, sólida, eficiente e eficaz.

5 CONCLUSÃO

A formação do preço de venda é considerada como um fator determinante no sucesso futuro das empresas, já que nos dias atuais improviso não tem mais lugar, assim os dirigentes necessitam ser mais profissionais e conscientes na administração de suas empresas, em virtude de que os consumidores de hoje procuram produtos de alta qualidade e preços competitivos. Além de confiabilidade em seu fornecedor aliada ao conforto de um bom atendimento.

A área responsável pela formação de preço de venda deverá estar atenta a tudo e a todos que influenciam direta ou indiretamente na operacionalização da empresa.

Um dos fatores macroeconômicos que se deve observar primeiramente é o mercado econômico no qual a empresa se encontra, suas oscilações, quais os principais elementos que provocam essas oscilações, bem como, conhecer profundamente quais os tipos de mercados existentes e em qual deles a empresa está alocada, conhecendo a fundo suas vantagens e desvantagens, seus concorrentes e quais as suas principais estratégias de preços.

A apuração e análise de gastos para formação do preço de venda teve grande importância para a empresa estudada, sendo possível conhecer o valor que deverá ser imprescindível nas vendas, para que se superem os gastos e também cobrir outros consumos necessários para a manutenção das atividades da empresa, além, é claro, de produzir o lucro esperado pelos seus proprietários.

Cabe destacar que, o objetivo proposto para o presente estudo foi atendido no decorrer da exploração do item quatro, onde foi ilustrado o custo da compra, gastos fixos e variáveis e o método de formação de preços de venda, permitindo com isso, sinalizar a empresa, alternativas na gestão de custos.

Ao finalizar este trabalho, é possível afirmar que são necessários o conhecimento e o controle de todos os gastos e da correta formação de preços, pois estes aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com