TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Ensaios: Contabilidade De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Ela é a mesma coisa que ganho bruto e, além de fornecer bases sólidas para a tomada de decisões, ajuda a precificar corretamente seus produtos, ter preços mais competitivos e garantir outras vantagens

Antônio é um empresário comprometido com a gestão de sua pequena empresa, afinal, decidiu ter seu próprio negócio após ter perdido o emprego e, com isso, conseguir sustentar a família. Convidou Pedro para sócio, completando a parte financeira que faltava para abrir a loja.

No início, as dificuldades relacionavam-se com a consolidação da empresa. O mercado era promissor e a concorrência na região ainda não atrapalhava o negócio. Mas o tempo foi passando e o sucesso da loja fez com que outras pessoas também abrissem empresas naquele segmento. A partir de então, os amigos sentiram a pressão da concorrência, principalmente sobre os preços praticados e quanto isso contribuía para a redução do volume das vendas.

Eles sabiam que algo precisava ser feito, e a única coisa em que pensavam era nos preços de venda. Eles não entendiam como seus concorrentes tinham preços menores que os da sua empresa. E olha que Antônio e seu sócio tinham um ótimo controle financeiro, tudo anotadinho na ponta do lápis. Os dois fizeram uma reunião. Disse Antônio:

—Nossos clientes estão preferindo comprar nos concorrentes, principalmente em função dos preços. Precisamos diminuir os nossos valores.

— Mas como? — retrucou Pedro. — E a nossa margem de ganho? Aqueles percentuais que aplicamos sobre o valor do custo dos nossos produtos? Acho que estamos nessa situação porque, apesar de termos tudo anotado, podemos não estar sabendo usar as informações que temos sobre a nossa empresa.

— O que sabemos com precisão sobre a nossa empresa? Que nossas despesas mensais, aquelas que consideramos fixas e que devemos pagar mesmo não vendendo, somam R$ 3.500,00, e isso representa algo em torno de 17,5% do valor das nossas vendas mensais.

— Ora, mas e daí? Sobre o valor que pagamos em nossos produtos, jogamos 50% para estipular o preço de venda (valor do custo mais 50%) e isso sempre deu para pagar as contas e ainda ter um lucrinho.

— É meu caro, mas nossas vendas devem ter caído justamente por causa dessa forma de fazer preço. E tem mais coisas para pensar. Além daqueles 17,5% das despesas mensais, temos de pagar, quando vendemos, 7,5% de impostos sobre as vendas e 3% de comissão aos vendedores. Esqueceu, Antônio?

— Ainda continuo achando que dá: 17,5% das despesas, mais 7,5% para os impostos das vendas e mais 3% para comissão dos vendedores, isso dá um total de 28%, para os 50% que jogamos sobre os custos ainda tem uma diferença de 22% (50% menos 28%), então esse é o nosso ganho!

— É, podia ser, só que os clientes não estão querendo mais nossos preços!

— Ora, Pedro, o que acha então de reduzir nossos preços aplicando somente 35% sobre os custos, em vez de 50%? Ainda teremos uma sobrinha de 7% (35% menos 28% igual a 7%), e pelo que todos comentam, ainda é um bom lucro, sem contar que nossos preços ficariam mais competitivos. O que acha?

— Não sei, Antônio, parece lógico, mas algo ainda me faz pensar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com