TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Orçamento

Artigo: Contabilidade E Orçamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  4.187 Palavras (17 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO

DATIANE CRISTINA KAPPAUN

CONTABILIDADE, ORÇAMENO e DIREITO EMPRESARIAL

São Carlos

2012

DATIANE CRISTINA KAPPAUN

CONTABILIDADE, ORÇAMENO e DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contabeis - Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de:

*Contabilidade Empresarial

* Administração e orçamento empresarial

* direito empresarial e tributário

*estatistica

Orientadores: equipe de Professores 4° semestre

SÃO CARLOS

2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................16

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas,pois,planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas sendo, portanto, o lado racional da ação.

É uma maneira de antecipar os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar ao lugar esperado.

Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é evitar que as atividades não batam com o que foi planejado. A isto é chamado controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. O conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial, é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.

Um planejamento financeiro eficiente inclui a elaboração e cumprimento das metas de forma disciplinada. De fato não é fácil criar metas ambiciosas e ao mesmo tempo realistas muito menos conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos.

O planejamento financeiro deve seguir os seguintes passos:

Identificação das metas e objetivos a serem alcançados: Conseguir comprar um imóvel, ampliar a empresa para um segundo escritório, poder se aposentar sem depender da previdência pública etc.;

1. Coleta dos dados e informações necessárias: Em posse dos dados é possível definir prazos para as realizações. Seis meses, um ano, cinco anos;

2. Implementação das estratégias: Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações;

3. Revisão periódica do seu plano: Talvez uma ou mais metas não estejam se desenvolvendo conforme foi planejado inicialmente. Refaça as metas, revise os prazos ou mude o caminho para alcançá-la.

Logo é possível perceber que o planejamento financeiro não visa apenas o enriquecimento e aumento de capital. Ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional e será o diferencial entre sonhadores e realizadores. O planejamento é o nosso mapa de navegação e nos mostra onde estamos, onde queremos chegar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com