TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Introdutória I

Trabalho Escolar: Contabilidade Introdutória I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I – Exercício Avaliativo

Acadêmico (a): Nelma Ferreira de Araujo

Ciências Contábeis - 1º Período

01-Elabore um conceito de Contabilidade.

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria de empresas.

02-Qual o “objetivo” da contabilidade?

O principal objetivo da Contabilidade é o seu usuário, interno e externo quer sejam acionistas, sócios, proprietários, credores, financiadores, investidores, fornecedores, governos, empregados quer seja a sociedade. Pouca importância terá uma informação contábil se a utilidade a que se destina é nula. A informação contábil é um instrumento para a tomada de decisões, portanto, deve atender a todos os objetivos a que se destina.

03- Qual o “objeto” do estudo da contabilidade?

É o patrimônio de uma entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações.

04-Cite 5 usuários da contabilidade

Investidores, bancos, analistas, fornecedores, empregados.

05-Conceitue Bens Tangíveis e Intangíveis

Bens tangíveis : São todos que tem forma física ,são palpáveis ,denominam-se bens tangíveis : veículos, imóveis, estoques de mercadoria , dinheiro, móveis , e utensílios, ferramentas.

Bens intangíveis: Os bens incorporáveis, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria. Normalmente marcas que constituem um bem significativo para as empresas e as patentes de invenção. Ex: Nike, Coca-Cola

06- Elabore um conceito para Direitos e outro para Obrigações

DIREITO: Em contabilidade entende-se por Direito ou Direito a receber o poder de receber alguma coisa. São valores a receber, título a receber, contas a receber ect.

OBRIGAÇÕES: São dividas com outras pessoas. Em Contabilidade tais dividas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos: pagamento na data de vencimento.

08- Quais são os Princípios Contábeis?

Principio da Entidade, Principio da Continuidade, Principio da Oportunidade, Principio do Registro pelo valor original, Principio da Atualização Monetária, Principio da Competência,

Principio da Prudência.

09-Qual o conceito de Patrimônio Liquido?

O patrimônio Líquido, portanto, e a medida eficiente da verdadeira riqueza. Observe-se que há situações em que o Patrimônio é grande, mas as obrigações superam os bens e direitos; nesse caso, o patrimônio Líquido é negativo, isto é, não há riqueza, a situação da empresa é péssima.

10-Qual o significado do CADUCEU – O Símbolo Contabilista

O Bastão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com