TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Orçamentaria

Dissertações: Contabilidade Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

O orçamento é muito importante na vida pessoal e empresarial identificado como objeto de estudo da ciência da contabilidade e das finanças. É a meta financeira de uma administração para determinado exercício. Em sua definição mais clara, orçamento é a previsão dos valores que devem entrar e sair do patrimônio de determinada empresa ou entidade. Popularmente, é uma relação de despesas e receitas que determinada pessoa tem a pagar ou a receber durante um período determinado, pode ser um mês, um ano, dez anos e por aí vai. O orçamento, portanto, podem ter um caracter mais contábil, com foco exclusivamente nos recursos financeiros em uma planilha mas também pode ser um instrumento de planejamento para auxilio na aquisição de um bem almejado, como um imóvel, máquinas ou veículos, quando as pessoas resolvem reter ou guardar parte de suas rendas por um determinado período com intenção a uma aquisição futura.

Com olho empresarial, o orçamento é uma peça fundamental para o planejamento de uma atividade. Apenas acompanhando de perto e tendo conhecimento prévio de uma estimativa de receitas é que o empresário consegue equilibrar e planejar suas despesas e assim traçar linhas para novos investimentos. Portanto, é no meio empresarial e privado que surge a necessidade de uma integração maior entre a planilha orçamentária que diz respeito à relação de gastos e receitas e os objetivos da entidade, revelado pelo seu plano e objetivo estratégico. Partindo desse ponto, o orçamento passa a ser visto como um instrumento importantissimo de planejamento e não só um documento contábil. Esse conceito também teve lugar no setor público que evoluiu de um orçamento que se caracterizava por ser uma mera peça contábil para ser um importante instrumento de planejamento, traçando metas e deritrizes para os governos.

Orçamento e contabilidade pública são disciplinas que aplicam os conhecimentos de contabilidade e finanças ao setor público. São duas disciplinas altamente interligadas. O orçamento é peça legislativa que permite ao Estado planejar a sua vida financeira, administrando as receitas e efetuando as despesas. Nesse contexto, depreende-se que o orçamento público, nos dias de hoje, é não apenas uma peça contábil, mas um instrumento de planejamento, ao passo que a contabilidade pública registra as variações do patrimônio público e da execução do orçamento subsidiando a tomada de decisão dos administradores públicos, além de contribuírem para a transparência da administração. Nos dizeres do professor Francisco Glauber Lima Mota, “o orçamento público é um do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com