TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária

Monografias: Contabilidade Tributária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

As empresas nacionais estão atualmente passando por um momento delicado face o aquecimento da economia interna no que diz respeito à tributação em geral.

De olho na crise americana e européia os gestores e empreendedores enxergam o mercado nacional aquecido pelo governo brasileiro que adotam as políticas progressistas com os índices que transparece a economia nacional.

Com as adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira e as novas formas de tributação com incentivo a reduzir profissão informal consequentemente reduzindo a sonegação fiscal.

Os profissionais da área sentem a ausência de conhecimento tendo a necessidade de procurar cursos de atualização para diminuir os riscos e prejuízos.

Na parte fiscal são muitas as empresas que desconhecem os incentivos dados para redução da tributação e são autuadas em multas devido ao fato de ações irregulares que se tornam fácil à identificação pelo fisco moderno.

As fiscalizações estão sendo cada vez mais informatizadas e com tecnologia de cruzamento de dados cada vez mais eficiente.

Atualmente as empresas adotam a política da transparência sendo indispensável ter profissionais altamente qualificados para reduzir os riscos.

A Contabilidade Tributária È voltada para identificação, tratamento e gerenciamento dos tributos.

O conhecimento dos tributos, regulamentos, normativos e portarias são indispensáveis para a contabilidade de qualquer tipo de empresa.

Com a adequação internacional na contabilidade nacional os gestores e profissionais em grande parte não estão preparados para esse momento e pagarão pelas suas negligências.

O PES ( Planejamento Estratégico Sustentável ) é um dos melhores e mais importante instrumento a ser utilizado pelas empresas, que visualiza o planejamento no investimento de recursos visando ter informações referentes ao retorno deste investimento e criar mecanismos mais preciso para avaliação do potencial da empresa tornando a avaliação estratégica mais adequada.

O mundo econômico está bem complexo nos dias atuais não bastando tomar decisões no passado mesmo que tenha dado bons resultados, tem que ter planejamento estratégico para a continuidade de bons resultados.

A preocupação em ter um plano estratégico é para analisar os dados do passado e não cometer os mesmos erros no futuro a exemplos de empresas internacionais e nacionais como o Banco Panamericano e as empresas do Eike Batista. E esta idéia deve ser levada a pequenas e medias empresas nacionais.

Sobre a responsabilidade social um resumo de alguns itens como gestão social responsável, ecologicamente correta, ética nos negócios, preservação do meio ambiente e valorização do quadro de funcionários.

Uma forma de potencializar as demandas sociais é a utilização dos incentivos fiscais e inclusão social, que é a renúncia de fiscal para aplicação de projetos sociais diretamente pelas empresas, que na área social, cultural e esportiva gera um reduzido teto de dedução dos impostos devidos, que não afeta os cofres públicos.

Passamos a entender os profissionais de contabilidade e derivados, que estão passando por momento difícil de adaptação e estão expostos.

Importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com