TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade básica

Monografias: Contabilidade básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Contabilidade costuma ser chamada de linguagem da empresa. Trata-se de um sistema de coletar, sintetizar, interpretar e divulgar, em termos monetários, informações sobre uma organização. “Como qualquer outro sistema de informação, a Contabilidade passa por contínua evolução na busca de aperfeiçoamento de seus métodos e processos” (PIZZOLATO, 2000). A Contabilidade é uma ciência social que possibilita, por meio de seu sistema de informações, o controle permanente do patrimônio de uma entidade, pessoa jurídica ou pessoa física. A Contabilidade é uma ferramenta para tomada de decisões, mas alguns ignoram esse fato e tem como conceito que a contabilidade é apenas um instrumento burocrático que não lhe traz nenhum tipo de beneficio. As funções tradicionais do contador vêm passando por mudanças, acompanhando o desenvolvimento da economia globalizada. É fundamental contador busque novas funções para fazer frente às ameaças a suas tarefas tradicionais e para aproveitar as novas oportunidades que têm surgido. A comunidade contábil no Brasil tem verificado a necessidade, cada vez mais intensa, de movimentos em direção ao suporte de informações gerenciais de qualidade na gestão das empresas clientes.

A metodologia de estudo da pesquisa a ser apresentada, quanto aos objetivos, será

A descritiva, sobre o tema de Contabilidade Básica: Uma nova perspectiva da profissão contábil. Quanto aos procedimentos será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica.

Na realização deste trabalho será utilizado o método de pesquisa qualitativa, uma vez que o trabalho baseia-se na análise e interpretação com fundamentação teórica à contabilidade Básica.

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

- Origem em temos remotos;

- Começou a tomar corpo no século XIII na Itália;

- Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo;

Tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas.

- Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que descreviam o método de maneira similar ao apresentado por Luca Pacciolo;

- Ascensão da escola inglesa, fato que ocorreu a partir da revolução industrial sucedida na Inglaterra. No século XVIII.

- Os problemas ocorridos nos Estados Unidos durante a crise econômica de 1929 a 1932 influíram de maneira significativa no fortalecimento da contabilidade como sistema de informações de negócios, provocando a ascensão da escola norte-americana.

Diferenças entre a contabilidade atual e a da época de Luca Pacciolo:

- O sistema contábil anterior visava informar apenas o proprietário;

- No Séc. XVI, os ativos e passivos do proprietário e do negócio se confundiam;

- Não existia a idéia de período contábil nem a de continuidade;

- Inexistia um denominador comum monetário.

. O Primeiro Encontro com a Contabilidade;

. O Leigo e a Contabilidade;

. O Envolvimento com a Contabilidade;

. Homens de negócio - Tomada de Decisões;

. Linguagem Financeira de Negócios.

CONCEITO

Um conceito bem abrangente de contabilidade é o de ser uma ciência que estuda e controla o patrimônio de empresa mediante o registro de fatos, com a finalidade de oferecer informações sobre sua posição em determinado momento.

CONCEITO

- “É a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio”;

- “É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não”;

- “Instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”.

Obs.: O Governo utiliza-se dela para arrecadar impostos e torná-la obrigatória para a maioria das empresas.

Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios (contábeis).

OBJETO E FINALIDADE

O objeto da Contabilidade é o Patrimônio.

A finalidade da Contabilidade é a de controlar o Patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.

APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE

A contabilidade, ao contrário do que muitos pensam, é muito vasta o seu campo de aplicação, conforme definição descrita por alguns escritores. Segundo Marion (2004, p. 26) “A contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia)”. Sendo aplicada a Diversos ramos de atividade:

Comercial = Contabilidade Comercial

Industrial = Contabilidade Industrial

Pública = Contabilidade Pública

Bancária = Contabilidade Bancária

Hospitalar= Contabilidade Hospitalar

Agropecuária= Contabilidade Agropecuária

De Seguros= Contabilidade Securitária

Contabilidade Geral

Contabilidade Financeira

PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE.

• Usuários da contabilidade

São todas as pessoas que buscam informações sobre a situação econômica de uma determinada entidade, investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Segundo Marion (2004, p. 27) “Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade suas respostas.” A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com