TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo dos processos de transferência de calor

Seminário: Conteúdo dos processos de transferência de calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4

Passo 1 (Aluno)

1- Estudar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), o conteúdo sobre processos de transferência de calor.

2- Descrevê-los no relatório.

RELATÓRIO

Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção. A radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço. A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas (isto é, o calor) é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética). A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo, a condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.

A convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.

Desta forma, a circulação convectiva do ar transporta calor verticalmente da superfície da Terra para a troposfera, sendo responsável pela redistribuição de calor das regiões equatoriais para os pólos.

Passo 2 (Equipe)

Descrever detalhadamente, no relatório, quais são e como ocorrem os processos de transferência de calor da água mantida aquecida pelo sistema de aquecimento solar para o ambiente, e quais meios são utilizados para minimizar esse efeito.

Passo 3 (Equipe)

Representar e descrever, no relatório, as transferências de calor ocorridas no reservatório que mantém a água aquecida, considerando, inclusive, a influência da composição do material desse reservatório.

Passo 4 (Equipe)

1- Descrever, no relatório, a economia energética e financeira que pode ser proporcionada com a implementação do sistema de aquecimento solar.

RELATÓRIO

O chuveiro elétrico fica ligado em média cerca de 40 minutos (0,66 horas) por dia, atendendo a uma família média de 3,8 pessoas. A potência média anual do chuveiro é de 5,00 KW. Em um ano, o chuveiro é responsável por um consumo familiar é de (365 dias x 5,0 KW x 0,66 horas) = 1204 KWh. Pode-se estimar com boa segurança que cerca de 40 milhões de famílias usam o chuveiro elétrico para seu banho. Transformando o consumo elétrico evitado em economia familiar, poderá economizar algo como (1204 Kwh por família por ano x 0,75 de eficiência x R$ 0,43 por Kwh cobrado pela distribuidora de energia) R$ 388,00 para cada família média, por ano. Isto resulta num retorno financeiro de 9 meses após início de uso.

2- Concluir o relatório, de acordo com a padronização definida, e entregá-lo ao professor, em data previamente combinada.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »