TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores

Projeto de pesquisa: Controladores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho contem elementos que demonstra as mais variedades de área de atuação da contabilidade como pericia contábil, controladoria, planejamento tributário, auditoria e ciências atuariais que nos ajudarão a conhecer um pouco mais sobre a contabilidade.

São Contabilidades distintas que atua em áreas específicas para melhor conhecimento das informações. O objetivo aqui é conhecer as áreas de atuação da Gestão Contabilidade Publica ou Privada.

DESENVOLVIMENTO

1. Controladoria

A Controladoria é uma unidade administrativa baseada na Ciência Contábil e nas Finanças e possui a incumbência de coordenar a gestão econômica do complexo empresarial, sendo assim, deve-se esforçar para garantir o cumprimento da missão, bem como a continuidade organizacional.

A missão da controladoria consiste em assegurar a eficiência da empresa por meio da otimização de seus resultados. Dessa forma, a missão da Controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.

2. Auditoria

A auditoria é um conjunto de ações de assessoramento e consultoria em que são realizados procedimentos e validação dos controles internos utilizados pela organização e emitidos pareceres aos gestores, garantindo precisão na tomada de decisão.

2.1 Interna

A auditoria interna possui muitas características da auditoria externa. Entretanto, pode perfeitamente seguir as orientações emanadas do órgão ao qual deve apresentar seus relatórios.

È a sistemática de “avaliação interna”, “continua” e “independente” estabelecida dentro de uma entidade como uma forma de assistência. Seu objetivo é auxiliar os membros da organização no desempenho eficiente de suas responsabilidades; para esse fim, a auditoria interna oferece análises, avaliações, recomendações, conselhos e informações concernentes ás operações, programas, projetos, atividades e funções revisadas.

2.2 Externa

O trabalho realizado pela auditoria externa é idêntico ao executado pela auditoria interna. Em alguns casos, chega a ser visto como um trabalho em duplicidade. Alguns administradores defendem o princípio de que a existência da auditoria interna dentro da empresa elimina totalmente a necessidade de uma auditoria externa. Apesar de ambas estarem ligadas ao controle internos, cada um tem os seus pontos positivos perante a empresa. A auditoria interna pode ter uma atuação constante por ser composta de pessoas ligadas à empresa, enquanto que auditoria externa tem atuação temporária. No entanto, como a auditoria externa é realizada por pessoas não ligadas à empresa por meio de vínculos trabalhista, ela inspira maior confiabilidade diante de analistas externos, tais como mercado financeiro, investidores e outros.

3. Pericia Contábil

Pela definição das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC-T-13, (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2008), a perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e legislação especifica no que for pertinente.

4. Ciências Atuariais

Em meio as preocupações do mundo moderno, no qual se acentuam a insegurança de toda ordem (econômica, financeira, integridade física e psicológica, entre outras), algumas empresas vêem seu mercado expandir-se. É o caso das empresas de seguros e dos fundos de pensão, que objetivam oferecer certo grau de segurança para as pessoas, pelo menos no que se refere à área financeira. O que, diga-se de passagem, representa talvez a maior das preocupações quanto ao futuro depois da insegurança relacionada à integridade física e de sobrevivência.

4.1 Objetivo

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são.

4.2 Objeto de estudo

O estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de se analisar os risco inerentes às atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como os negócios de seguros, fundos de aposentadorias (fundos de pensão), além é claro de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos, por exemplo.

As metodologias e técnicas desenvolvidas nas ciências atuariais utilizam como base, em sua maioria, os conhecimentos advindos da matemática e da estatística, em especial aqueles que envolvam o estudo das probabilidades.

4.3 Prestação de Serviço

Principais áreas de atividade do Atuário:

Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica;

Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;

Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações;

Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com