TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Dissertações: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  2.835 Visualizações

Página 1 de 3

Questões de Controladoria Cap. 4

1. Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional. Tendo como referência este capitulo, faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto.

2. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas.

3. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais. Apresente argumentos a favor e contra esta colocação.

4. Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.

3.3 – CONTROLADORIA ÓRGÃO DE LINHA OU DE STAFF

De acordo com Chiavenato (1994, p. 372), inicialmente as organizações eram lineares, pois só possuíam órgãos de linha que são aqueles que possuem responsabilidades a serem cobradas e decisões a serem tomadas, ou seja, aquele órgão que executam as atividades empresariais para obtenção dos resultados estabelecidos pela alta cúpula administrativa. Porém, Chiavenato (1994, p. 372)destaca:

“Com crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linear mostrou-se insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia. As unidades e posições de linha (quem tem autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos da empresa através da delegação de autoridade, serviços especializados, atribuições marginais a outras unidades e posição da empresa. Assim, as unidades e posições de linha se livraram de uma série de atividades e tarefas para se dedicarem exclusivamente aos objetivos da empresa, como produzir, vender etc. As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-se (sfaff), cabendo-lhe a prestação de serviços especializados sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamento, relatórios etc. Assim, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha através de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff tornam-se aprofundados em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização.”

De acordo com Heméritas (1985, p. 63), o staff é um órgão consultivo ou técnico, uma espécie de assessoria ligada aos níveis mais altos da escala hierárquica. Essa assessoria não tem função executiva, ou seja, não dar ordens para ninguém, assim como não recebe ordens de ninguém para executar alguma coisa. Tem apenas uma função de acompanhamento.

Chiavenato (1994, p. 374) representa as funções de linha e de staff da seguinte forma:

Apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com