TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Pesquisas Acadêmicas: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLADORIA: A controladoria como ciência consiste num conjunto de princípios, métodos e procedimentos originários das ciências da administração, economia, psicologia, estatística e, principalmente, da contabilidade que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia.

OBJETIVO: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral

MISSÃO : otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão. Os 3 enfoques da missão são: otimização, coordenação e processo de gestão.

FUNÇÕES : Contribuir, Conhecer e acompanhar o plano de negócios, Controle das operações – analisar os sistemas operacionais, Proteção para os ativos da empresa, Redução de custos, Verificar objetivos traçados e realizados, Analisar causas de desvios e sugerir soluções

CONTROLER: é um termo americano utilizado para indicar o responsável pelo Departamento de Controladoria. É um profissional com conhecimentos multidisciplinares e habilidades de gestão.

FUNÇÃO CONTROLLER: analisa, identifica, mede, acumula, prepara e interpreta a informação (tanto financeira como operacional) para uso da administração de uma empresa nas funções de planejamento.

CARACTERISTICAS: liderança, generalista, capacidade para criatividade, entender a empresa.

PLANEJAMENTO: é o exercício exaustivo de previsão do futuro e não é estático.

CARACTERISTICAS PLANEJAMENTO: antecede a operação, sempre existe mais nem sempre executada, processo dinâmico, associação permanente com o controle.

MODELO DE GESTÃO: é fundamentado a partir das crenças e valores dos lideres da empresa de acordo com suas percepções acerca do mundo dos negócios e de suas crenças e valores individuais.

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO: etapa inicial, é a fase de definição de politicas, diretrizes e o objetivos estratégicos e tem como produto final o equilíbrio dinâmico das interações da empresa com suas variações.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: define planos políticos e objetivos, produto final – orçamento operacional.

EXECURSÃO: onde as coisas acontecem, devem estar em coerência com o planejado.

CONTROLE: processo continuo e recorrente, avalia a “aderência” entre o que foi planejado e o que esta/foi executado.

INDICADORES DE DESEMPENHO:

FUNÇÃO: controlar e da suporte ao controle.

MEDIAÇÃO: é a primeira fase que leva o controler

OBJETIVO: medir e avaliar

EXEMPLO DE INDICADORES: BSC, EVA (medidores)

ELEMENTOS DO CONTROLE: O gestor ( peça fundamental de reação, aproximação). A controladoria ( função de alimentar o sistema) O sistema de informação ( ferramente de auxilio a gestão) O manual de organização ( tem a missão, o objetivo e a necessidade da empresa) Os critérios de avaliações ( crenças e valores) Accountability ( repassar as informações e da resposta do resultado.

CLASSIFICAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com