TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade

Resenha: Controle De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

A Portaria nº 348 de 18 de agosto de 1997 da ANVISA, determina que todos os estabelecimentos produtores de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, devem cumprir as diretrizes estabelecidas no Regulamento Técnico - Manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle (BPF e C) para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. A implantação de processos de desenvolvimento de produtos é realizada através do Manual de Boas Práticas para Desenvolvimento de Produtos Cosméticos (ANVISA, 2007).

Para a fabricação de produtos cosméticos de qualidade precisa se cumprir as legislações específicas, pois proporciona a obtenção de um produto com as características desejadas e projetadas no início de sua idealização atendendo às necessidades de segurança, eficácia e sensorial do produto. A ANVISA (2007) orienta que sejam realizados ensaios físico-químicos, organolépticos e ensaios quali-quantitativos, para que se obtenham produtos seguros e eficazes que atendam as expectativas dos usuários. A estabilidade dos produtos é definida pela manutenção das propriedades e características no decorrer do período de comercialização. Assim o prazo de validade de produtos cosméticos atende ao período em que as propriedades e características são mantidas estáveis à época da manipulação. Devem ser realizados alguns testes, que caracterizam os aspectos físico-químicos como: estabilidade acelerada em centrífuga, temperatura (ambiente e refrigeração) pH, densidade, e os aspectos organolépticos que são: cor, odor e aspecto.

Variáveis relacionadas à formulação, a manipulação, ao material de acondicionamento, às condições ambientais e as condições do transporte podem influenciar a estabilidade do produto. Essas alterações podem ser ocasionadas por fatores relacionadas ao meio ambiente (extrínsecos) ou por fatores que estão relacionadas à formulação (intrínsecos) (ANVISA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com