TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade Em Alimentos

Artigo: Controle De Qualidade Em Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  3.588 Palavras (15 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Eliana Alves Fêo[1]

Resumo

Quando um programa de qualidade é implantado com eficácia, isto representa uma vantagem competitiva. A gerência de qualidade da indústria alimentícia é similar em muitos aspectos aos outros setores industriais, embora apresente sua própria metodologia. Neste trabalho o conceito de qualidade é revisado e com o objetivo de esclarecer a gerência de qualidade no setor alimentício se discute suas particularidades aos níveis de método e estratégia de implantação. Em comum com outras empresas há a necessária mudança comportamental e cultural dos funcionários. É importante destacar que a empresa para ser competitiva necessita superar as expectativas de seus clientes. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas empresas que foram chamadas a participar de uma rede de fornecedores de empresas Transnacionais, ou seja, seus clientes.

Palavras-chaves: qualidade, setor alimentício, método.

Abstract

When a quality program is set up in the right way, there is a competitive advantage. The management of quality at the food industry is in some aspects similar to other industrial sections. In other aspects is has its own methodology. We review here the concept of quality, and, in order to make sense of management of quality in foodstuff industry, its particularities at the level of method and strategy are discussed. These similar aspects show the importance of a change in the employee´s culture and behavior. It is important to stress that the companies must surpass their customers expectations in order to be competitive. This paper shows the results of a research accomplished in two companies that were invited to take part in a net of suppliers for Transnational Companies, i.e., their customers.

Key-words: quality, foodstuff industry, method.

1. Introdução

Na atualidade há um consenso de que bens e serviços de qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. No entanto, cada empresa deveria procurar desenvolver um programa de qualidade baseada em metodologia adequada ao setor no qual atua. Em adição, deve buscar o caminho da melhoria contínua para que as mudanças implementadas sejam definitivas.

Este artigo, primeiramente, apresenta algumas considerações sobre o conceito de Gestão da qualidade, contemplando as peculiaridades do setor alimentício. Em seguida, apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa junto a duas empresas fabricantes de matéria-prima para sorvete.

2. O Conceito de Gestão da Qualidade

TQM Total Quality Manegement é o termo correto, quando se discute qualidade, a partir do modelo japonês. Fernandes; Costa Neto (1996, p.173), baseados em vários autores, conceitua TQM como:

(...) uma filosofia de negócio sistematizada, orientada para resultados, cuja obtenção baseia-se na busca permanente da satisfação do cliente, com desempenho superior ao da concorrência, com foco nos processos decorrente do constante alinhamento destes às necessidades mutáveis e evolutivas dos clientes e com o envolvimento de todos os colaboradores do empreendimento, tanto internos como externos, sendo que a promoção, evolução e melhoria desta filosofia é responsabilidade indelegável do dirigente máximo da organização. (FERNANDES; COSTA NETO, 1996, p.173) grifo nosso.

Deste conceito, entende-se o TQM como uma filosofia composta por princípios que exigem das pessoas mudanças culturais e comportamentais e que podem ser colocados em prática através de sistemas, métodos ou técnicas gerenciais e/ou operacionais.

Para ser implementada, depende, inicialmente, da definição de objetivos estabelecidos por parâmetros quantitativos que podem ser medidos de melhoria de processos, contemplando o curto, o médio e o longo prazo mudanças estruturais.

A orientação para resultados exige que a empresa: 1- enfoque processos críticos que agregam valor aos clientes; 2- estabeleça objetivos para redução de falhas em três itens: - ciclo de projeto de produto, produção e custos; 3- defina metas de aumento quanto ao índice de satisfação dos clientes e dos colaboradores; e, ainda, 4- vincule os objetivos de curto prazo aos objetivos estratégicos.

Esses resultados devem estar em conformidade com a satisfação total do cliente, pois, na atualidade, para sobreviver, a empresa precisa atender aos padrões mínimos de qualidade apresentados no setor. Porém, para ser competitiva, uma empresa precisará exceder em qualidade às necessidades dos clientes, quando este a compara com os concorrentes. E, para ter sucesso no longo prazo, a empresa precisará prever as necessidades dos clientes. Para que isso ocorra, deve, sempre, procurar ouvi-los, além de acompanhar os passos de seus concorrentes.

De acordo com Prahalad ([19--] apud FERNANDES; COSTA NETO, 1996, p.34) a empresa deve, também, prever as implicações das mudanças futuras em tecnologia, em política, em economia e da sociedade. Por isso, os esforços em melhoria contínua só terão sentido se os atributos que agregam valor para o cliente forem prioridades.

Diante de tais considerações, o caminho que torna possível a obtenção da qualidade e de melhoria contínua é o do trabalho em equipes multifuncionais ao longo do processo, rompendo as barreiras departamentais. Dentro dessas equipes deve existir

o comprometimento e o envolvimento de pessoas de todos os níveis da organização no aperfeiçoamento contínuo dos processos.

A nova Gestão de Recursos Humanos, dentro da filosofia do TQM, torna obsoleta a tradicional descrição de cargos, pois as pessoas devem estar habilitadas a desenvolver múltiplas tarefas.

Assim, o novo papel da liderança consiste em entusiasmar seus colaboradores em vez de punir ou recompensar. O alto executivo deve estar envolvido e comprometido com a introdução, a implementação e a evolução da filosofia de TQM.

Uma importante contribuição à análise das publicações sobre TQM está no trabalho de Wood Jr; Urdan (1994, p.36) que define TQM como um sistema orientado para pessoas e um fator chave para o sucesso organizacional por que enfatiza o aprendizado e a adaptação às mudanças.

Em resumo, definem TQM como um sistema administrativo que analisa de forma sistêmica a interação entre três variáveis: o produto, o cliente e o uso do produto/serviço. Da interação entre estas três variáveis deriva-se o conceito de qualidade do produto/serviço que inclui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com