TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Transporte e Controle de Alimentos

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.925 Palavras (16 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

LUIS FELIPE MOTA DE OLIVEIRA

SISTEMA DE CONTROLE DO TRANSPORTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS – SiSCTA

SOBRAL

2014[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

LUIS FELIPE MOTA DE OLIVEIRA

SISTEMA DE CONTROLE DO TRANSPORTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS – SiSCTA

        Projeto de pesquisa elaborado para o Prêmio Jovem Cientista 2014, desenvolvido com o apoio da Universidade Estadual Vale do Acaraú e auxílio do Prof. Orientador Francisco Raylson Vasconcelos Gondim.

SOBRAL

2014[pic 2]

SUMÁRIO

Resumo        04

Abstract        05

Introdução        06

Objetivos        09

Geral        09

Específicos        09

Materiais e Métodos        10

Resultados da Pesquisa e Discussão        16

Conclusões        17

Referências Bibliográficas        18


RESUMO[pic 3]

        O trabalho tem como propósito, demonstrar como a utilização da tecnologia da informação juntamente com a robótica e a eletrônica podem proporcionar uma maior praticidade e qualidade de vida para as pessoas, tendo como foco principal a criação de uma plataforma que pode ser usada como ferramenta direta na solução de problemas enfrentados no transporte de alimentos refrigerados, congelados e ultracongelados nos dias de hoje. Esta plataforma vem para agir diretamente em um dos “calcanhares de Aquiles” do sistema alimentício do país, o desperdício e a perda de alimentos durante o transporte. Tendo em vista que a tecnologia vem assumindo um papel extremamente importante na sociedade nos mais diversos setores, não poderia deixar de estar presente neste segmento da produção nacional.

O SiSCTA é um software desenvolvido para monitorar e controlar a temperatura e a umidade dos caminhões que contém câmaras frias e que fazem o transporte de alimentos resfriados e congelados. A plataforma será operada por um responsável que estará encarregado de monitorar e controlar a temperatura de um determinado número de caminhões. É inaceitável que na atualidade, o controle da temperatura das câmaras frias seja realizado de maneira rústica por meio de tabelas feitas em papel sem a menor segurança e confiabilidade. Essa problemática pode vir a acarretar sérios riscos à integridade do alimento transportado. O desenvolvimento de equipamentos que suprem as necessidades de um determinado setor são de extrema valia na busca por uma maior qualidade de vida das pessoas, proporcionando aos mesmos uma boa alimentação.

Neste projeto, o uso de algumas disciplinas se torna indispensável quando se é remetido a todo o conhecimento que foi empregado. Vale ressaltar também a interdisciplinaridade destacada entre a biologia e a química dos alimentos e a computação, juntamente com a robótica e a lógica de programação. Tudo isso em prol da realização de um projeto com grandes resultados para o setor alimentício e para o consumidor de um modo geral.

Palavras-chave: Alimentação, Desperdício, Tecnologia.

 

ABSTRACT

The paper aims to demonstrate how the use of information along with robotics technology and electronics can provide greater convenience and quality of life for people, focusing mainly on the creation of a platform that can be used as a direct tool in the solution of problems encountered in the transportation of refrigerated food, frozen and deep-frozen today. This platform has to act directly on one of the "Achilles' heel" of the food system of the country, waste and loss of feed during transport. Given that technology has had an extremely important role in society in various sectors, it could not be present in this segment of the national production.

The SiSCTA is a software developed to monitor and control the temperature and humidity of trucks containing cold rooms and that transport of chilled and frozen foods. The platform will be operated by a responsible person who shall be responsible for monitoring and controlling the temperature of a certain number of trucks. It is unacceptable that today, the temperature control of the cold storage is carried out in rustic way through tables made on paper without any security and reliability. This problem is likely to cause serious risks to the integrity of the food transported. The development of equipment that meet the needs of a particular industry are extremely important in the search for a higher quality of life, providing them good nutrition.

In this project, the use of some disciplines becomes indispensable when it is sent to all the knowledge that was used. It is worth mentioning the outstanding interdisciplinary biology and food chemistry and computing along with robotics and programming logic. All in favor of achieving a project with great results for the food industry and the consumer in general.

Keywords: Food, Waste Technology.

INTRODUÇÃO

        Os sistemas computacionais estão introduzidos nos mais diversos setores, tais como o da indústria, da economia, da educação, da agricultura e agropecuária, enfim, todos os setores que regem o mundo economicamente de um modo geral. Dando ênfase à área tecnológica, percebemos que esta vem sendo utilizada para gerenciar ferramentas ou mecanismos que ajudam o homem na realização de suas tarefas, sendo assim um instrumento eficiente e necessário para que o mesmo solucione ou amenize problemas vigentes nos dias de hoje.

        Em épocas de grandes evoluções tecnológicas, vê-se que tudo está interligado por meio da grande rede mundial, que constitui-se de um conjunto de sistemas computacionais que proporcionam a criação, a modificação e a troca de informações. Este paradigma traz a todos que neste meio se integram, uma forma direta ou indireta de melhoria na qualidade de vida, uma vez que a computação está inserida dentro e fora de nossas casas e nas mais diversas atividades que realizamos no dia a dia.

        Um setor que se adequou em grande escala foi o alimentício, com sistemas de segurança, de transporte, de conservação, de controle de temperatura e umidade, de estocagem, dentre as mais diversas necessidades do setor, ele aderiu significativamente as suas estruturas a tecnologia da informação. A alimentação sempre foi a grande preocupação da humanidade e com isso fez-se necessário a implantação de sistemas que controlem os processos alimentícios desde o princípio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (508 Kb)   docx (763.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com