TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Do Mal Do Panamá Utilizando Preparados Homeopáticos

Trabalho Escolar: Controle Do Mal Do Panamá Utilizando Preparados Homeopáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

A banana é uma das culturas mais importantes no cenário agrícola mundial, a doença conhecida como mal-do-Panamá é considerada a doença mais devastadora da cultura, ela é causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense. (Foc) o controle químico dessa doença é inviável. Uma possivel alternativa para controle dessa doença pode ser encontrada na utilização de preparados Homeopáticos como agentes de controle do crescimento do fungo ou impedindo sua reprodução, no presente trabalho foi avaliado os preparados homeopáticos Sulphur 5 CH e Phosphorus 60 CH no controle do Foc in vitro, para tanto, foram utilizados discos de papel com gotas dos preparados homeopáticos no meio de cultura ao lado de discos de cultura de Foc, depois de cinco dias foram feitas as avaliações do diâmetro do fungo e posteriormente o micélio do fungo foi raspado e levado a microscopia para contagem dos esporos. Após essas avaliações o preparado homeopático Sulphur 5 CH, se mostrou promissor no controle do Foc in vitro, apresentando resultados estatísticos, sendo indicado para testes in vivo.

Palavras chave: Homeopatia na agricultura; Mal-do-Panamá; Fusarium oxysporum f. sp. cubense; Controle alternativo.

INTRODUÇÃO

A banana é uma das frutíferas mais importantes no cenário agrícola mundial. A área cultivada corresponde a 4,8 milhões de hectares (FAO, 2011) sendo base alimentar de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais da Ásia, África e Américas do Sul e Central. O mal-do-panamá causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense. (Foc) também conhecida como murcha de Fusarium ou fusariose da bananeira, é considerada a doença mais devastadora, provocando o abandono de milhares de bananais, o controle químico dessa doença é inviável, em grande parte devido a presença dos clamidósporos em sua estrutura, que são estruturas de resistência. Uma das soluções para esses problemas pode ser encontrada na utilização de metodologias de controle alternativo, como a utilização de

homeopatias aplicadas no controle do (Foc), que podem agir inibindo o crescimento micelial do fungo, e também na redução da esporulação, evitando assim sua propagação. A homeopatia já possui reconhecida eficiência na saúde humana, ela constitui uma relação preconizada pela agricultura orgânica, por manter a sanidade das culturas seguindo todas as normas instruídas pelo Ministério da Agricultura que regularizam esse tipo de produção. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo Testar a viabilidade do controle do fungo causador da doença conhecido como mal-do-Panamá o Fusarium oxysporum f. sp. Cubense (Foc) através da utilização das homeopatias Sulphur 5 CH e Phosforus 60 CH in vitro.

METODOLOGIA

O experimento foi realizado na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical no município de Cruz das Almas – BA, em latitude 12º40’48” S, longitude 39º05’20” O e altitude de 223 metros. O isolado do fungo patogênico utilizado foi o FOC-CNPMF 0801 (Figura 1), isolado Fusarium oxysporum f. sp. cubense, retirado da coleção do laboratório de fitopatologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Foram utilizados os seguintes preparados homeopáticos e dinamizações; Sulphur 5 CH e Phosphorus 60 CH que foram escolhidos após uma revisão bibliográfica prévia, os preparados serão adquiridos em farmácia especializada na dinamização 5 CH para Sulphur e 59 CH para Phosphorus, sendo a 60 CH obtida conforme Farmacopéia Homeopática Brasileira, 1:100 (uma parte do medicamento para 99 partes de alcool 70%) succisionado 100 vezes. Foram utilizados os tratamentos Phosphorus 60CH, Sulphur 5CH, água e alcool 70%, em cinco repetições.

Teste de inibição do crescimento micelial

Para avaliação da inibição do crescimento micelial foi confeccionado um disco de papel (Figura 2), que após ser esterilizado em autoclave, em uma câmara de fluxo laminar foi adicionado uma gota de cada tratamento descrito em um disco de papel, após esse procedimento cada disco foi colocado ao centro da placa de petri onde continha meio de cultura BDA (batata, ágar e dextrose) sólido. Posteriormente foi repicado um disco do fungo de 7 mm de diâmetro do FOC CPMF 0801, também ao centro, porem ao lado do disco de papel (figura 3), após vedação com filme plástico as placas foram acondicionadas em estufas BOD ha 25°C com fotoperíodo de 12hr.

Para avaliar a eficiência de inibição do crescimento micelial foi adaptada a metodologia descrita por Stangarlin et al. (1999), através das medições diárias do diâmetro das colônias (Figura 4) iniciadas com 24 h após a instalação do experimento, as placas foram avaliadas durante cinco dias.

Teste de inibição da esporulação.

Após o termino dos testes de inibição micelial, foi adicionado 10 ml de água destilada nas placas com FOC, raspando os micélios com o auxílio de uma escova dental esterilizada para ocorrer a liberação dos esporos, essa solução aquosa foi filtratada em gase e levada para a contagem de esporos por ml com auxílio de uma câmara de Neubauer (Figura 5), em microscópio ótico (BALBI e PEÑA et al. 2006). para a avaliação foi utilizado a contagem dos esporos no quadrante A (Figura 6), tirando a média obtendo assim a população de esporos por ml. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias foram transcritas pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade, utilizando o programa SISVAR.

RESULTADOS

Após cinco dias de crescimento foi medido o diâmetro do Foc em cada placa. As colônias das placas com o disco do preparado homeopático Sulphur 5 CH apresentaram um diâmetro consideravelmente menor em relação as testemunhas, o que pode ser visualizado na tabela 1, na tabela também é possível observar que houve diferença estatística entre o Sulphur

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com