TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE BIOLÓGICO UTILIZANDO MICROORGANISMOS

Ensaios: CONTROLE BIOLÓGICO UTILIZANDO MICROORGANISMOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE FIGURAS

Página

Figura 1. Predadores eficientes: crisopídeos e joaninhas. 2

Figura 2. Trichogramma e Cotesia são os parasitóides mais utilizados em programas de Controle Biológico.

3

Figura 3. Cigarrinha atacada pelo fungo. 8

Figura 4. Beauveria bassiana. 9

Figura 5. As bactérias Bacillus thuringiensis. 10

SUMÁRIO

Página

1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 1

2.1 Controle Biológico 1

2.1.1 Vantagens do controle microbiano 3

3 MICROORGANISMOS UTILIZADOS NO CONTROLE BIOLÓGICO 4

3.1 Fungos 5

3.2 Bactérias 5

3.3 Vírus 7

4 ALGUNS MICROORGANISMOS 8

4.1 Metarhizium anisopliae 8

4.2 Beauveria bassiana 8

4.3 Bacillus thuringiensis 9

5 CONCLUSÃO 11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

Os insetos constituem o maior e mais diverso grupo de animais na Terra, com cerca de 1 milhão de espécies identificadas, mas de acordo com alguns especialistas, isso significa apenas 20% das espécies que ainda podem ser descobertas e identificadas e quando esse número é somado ao grupo dos ácaros, o número de espécies cresce muito mais.

Os insetos ocupam os mais variados nichos ecológicos, habitando vegetais, solos e águas, e são de extrema importância para as cadeias vitais do planeta. Além de inúmeros benefícios ao homem, assim como importância econômica, como em polinizações, produção de alimento, etc., os insetos também serve de alimentos para outros grupos de animais como peixes, aves e mamíferos. Entretanto, apenas 1% desses insetos pode ser considerado danoso ao homem, que de alguma forma prejudica a espécie humana, e por consequência provocando bilhões de prejuízos em todo o mundo, tanto na agricultura quanto na saúde humana.

Uma grande proporção de espécies de insetos é benéfica ao homem. Entre elas as que têm hábitos de parasitar ou predar outros insetos, exercendo o controle biológico natural de seus hospedeiros. Mesmo em ambientes simplificados que favorecem a multiplicação desmesurada de alguns insetos a ponto de atingirem a condição de pragas e exigirem medidas de controle. Os agentes de controle biológico natural são essenciais para minimizar o uso de produtos químicos nesses sistemas e consequentemente, seus efeitos ao homem e ao ambiente será menos danoso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Controle Biológico

A utilização constante dos agrotóxicos promove redução não só das pragas, mas também dos organismos benéficos, fazendo com que cada vez mais o agricultor seja dependente dos produtos químicos.

Com isto a própria praga pode adquirir resistência, ficando muito difícil de ser controlada, obrigando o agricultor a mudar de produto, aumentar a dose ou até mesmo misturar ou usar produtos ainda mais tóxicos.

Esses químicos não só são tóxicos para a praga, mas são também perigosos para o homem, os animais domésticos e silvestres e, para a natureza como um todo, podendo deixar resíduos tóxicos nos alimentos ou na água.

Para evitar todos esses problemas acarretados pelos agrotóxicos, serão necessárias novas medidas de controle que, dependendo do grau de uso dos produtos químicos, só terão efeito eficaz a médio ou longo prazo.

A alternativa mais eficiente de controle das pragas ao alcance de todo produtor é o Controle Biológico que, em sua essência, pode ser considerado como o uso de organismos vivos para manter a população de determinada praga em equilíbrio no agrossistema, de modo a não ocasionar danos econômicos.

Figura 1. Predadores eficientes: crisopídeos e joaninhas.

Fonte: megabio.com.br (s.d)

Existem na natureza vários organismos benéficos, também chamados de inimigos naturais, que utilizam para sua sobrevivência os insetos-pragas. Pássaros, aves, aranhas, insetos, fungos, bactérias e vírus tem papel importante no controle de pragas. É o que denominamos de Controle Biológico Natural.

Outro tipo de controle é o Controle Biológico Aplicado (CBA) que consiste na introdução e manipulação de inimigos naturais pelo homem para controlar a praga. O Controle Biológico Aplicado só é possível graças às técnicas de criação destes inimigos naturais em laboratórios. A vespa Trichogramma parasita os ovos de inúmeras espécies de praga da ordem Lepidoptera (Ex.: Mariposas). Os parasitóides de ovos apresentam como principal vantagem a possibilidade de controlar a praga antes que sejam causados danos à cultura.

A vespa Cotesia flavipes parasita a lagarta da broca da cana-de-açúcar. Como é parasitóide da fase larval da praga, é vantajosa na aplicação em áreas onde a lagarta já está presente e causando danos à cultura.

Figura 2. Trichogramma e Cotesia são os parasitóides mais utilizados em programas de Controle Biológico.

Fonte: megabio.com.br (s.d).

2.1.1 Vantagens do controle microbiano

Dentre as inúmeras vantagens do controle microbiano, tanto em pragas como em outras enfermidades Alves (1998), destaca os seguintes:

a) Especificidade e seletividade: alguns patógenos são específicos, como é o caso do vírus, alguns fungos e protozoários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com