TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS UTILIZANDO MODELOS BIM 4D

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FAAT – Faculdades Atibaia

Curso de Engenharia Civil

RESENHA:

AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS UTILIZANDO MODELOS BIM 4D

ALUNO:

Paulo Henrique da Silva Leite – RA: 4514169

Trabalho para obtenção de nota na disciplina de “Tecnologia da Construção II” sob orientação da Prof.ª. Carolina A. C. Raymundo.

FAAT – FACULDADE ATIBAIA

2017

Considerações gerais sobre a avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D.

Um desses principais desafios, podendo ser considerado uma desvantagem competitiva do sistema, é o investimento inicial necessário em toda infraestrutura a qual suportará a nova metodologia BIM. Outra desvantagem da tecnologia é o tempo necessário para a aprendizagem. O processo de treinamento é demorado, passa por toda uma readaptação da equipe e sem contar as dúvidas.

Além disso, evidenciou-se que o conceito BIM para planejamento é uma nova tendência de forma que ainda existem poucos estudos traduzidos acerca do assunto. Dessa forma, apesar das barreiras à implantação do sistema e considerando o constante crescimento do setor, projeta-se que em pouco tempo a nova metodologia se tornará indispensável a um planejamento eficiente dentro da construção civil.

A metodologia BIM aplicada ao planejamento apresenta um novo sistema de gestão de obras o qual oferece inúmeras vantagens aos métodos tradicionais. A principal vantagem fundamenta-se na automatização do processo que gera consequentemente, a redução de desperdícios nos custos e no tempo de execução do empreendimento, Detecção de erros e omissões de projeto; Obtenção automática de listas de quantidades e estimativa de custo; Análise e planejamento da construção; Suporte adicional integrado na gestão da construção; Auxílio no uso de elementos pré-fabricados; Verificação e acompanhamento das atividades da construção.

O planejamento 4D traz ainda a possibilidade de realização de animações relacionadas a construção do empreendimento o que pode gerar ganhos significativos com relação a clientes, facilitando a visualização do empreendimento por leigos no setor.

As ferramentas de análise do modelo BIM 4D incorporam o método construtivo, o espaço, a utilização de recurso e informações de produtividade de forma a possibilitar aos planejadores ajustar o sequenciamento das atividades, permite ainda fazer a simulação virtual da construção, permitindo visualizar toda a sequência temporal dos trabalhos que, no conjunto, contribuem para a otimização da execução da obra. 

A cada tarefa é atribuído o tipo de construção (construção, demolição ou serviço temporário) ou comportamento visual como é o caso de elementos temporários os quais podem aparecer somente por um período específico da simulação, tudo isso para melhorar assertividade do planejamento de obras que permite visualizar etapas da obra e identificar prós e contras de cada plano de ataque, melhora visualização do planejamento e compreensão das relações entre as atividades, melhor visualização do processo de construção, contribuição de equipes de execução na elaboração do planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com