TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Social

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso de Serviço Social

Polo Padrão

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS  

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais do Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do Profa

CAMPO GRANDE-MS

SETEMBRO/2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido a partir de várias fontes literária e artigos que permitiu a origem do que seria Política Pública e o que são Indicadores Sociais e qual é a sua importância para a formulação e implantação de políticas que atenda a demanda real da sociedade.
Também abordaremos a trajetória das Políticas Públicas, quais os indicadores mais utilizados em levantamentos de dados e estatísticos sociais, falaremos um pouco sobre o estudo de caso e sobre a necessidade de um sistema desburocratizado e da necessidade de integração da rede assistência.por fim, vamos evidenciar e descrever os pontos negativos e positivos do sistema assistencial e dos profissionais que atuam nesta área.

Conceitos de Políticas Públicas e suas diversidades

Políticas Públicas é o conjunto de ações, metas e decisões do governo (nacional, estadual e municipal), com o intuito de resolver os problemas da sociedade com a finalidade de promover o bem estar social de interesse público. A sociedade expressa suas reivindicações, porém, são os dirigentes públicos que escolhem as ações que eles entendem serem prioridades entre as demandas sociais. Deste modo, o bem estar social é definido pelo governo (Poder Legislativo) e não pela sociedade. 

Políticas Públicas também é um procedimento de produção de bens e serviços do Estado proporcionando o bem estar à população de uma nação. Neste método abrange vários campos de conhecimento, constituindo deste modo, uma área interdisciplinar, tendo a presença política em todo parte. Políticas Públicas é a expressão do poder público em apresentar respostas resolvidas do Estado, frente aos problemas vividos pela sociedade, tendo em vista garantir determinado direito de cidadania. São direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Elas têm ajustes ou alterações conforme o contexto e as demandas, visualizando os princípios, a importância dos valores, normas, necessidades e contradições.

Etapa1

Política é a ciência de governar dos estados, denominando-se como administração, organização de um povo ou nação.Pública (o), aquilo que engloba o coletivo, interesse pelo  bem comum, refiro ao povo em geral, envolve a todos. Deste modo podemos assegurar que Política Publica é a tomada de decisões que intermediaria ou paralisaria qualquer existente. Segundo SCHITTER: Política é a resolução pacífica de conflitos. Por meio disso as políticas públicas se tornam mais positivas e com melhores resultados, quando existe uma democratização qual apresente programas que são descentralizados, tendo em vista não apenas a troca de favores e interesses partidários, que exista a participação da sociedade e uma agenda que atenda de forma real as demandas e questões existentes numa determinada sociedade os conflitos surgidos do capitalismo se tornam menos injusto e mais inclusivo. Com a criação dos conselhos municipais criou-se uma prova de que a participação da sociedade na formulação e monitoramento dos programas assistenciais se faz indispensável para o entendimento das particularidades das questões regionais, com certeza é uma grande conquista para todos que acredita e confia num sistema que seja mais igualitário.

Passo2 Estudo de caso Fictício Situação Familiar 

A avó recebe auxilio doença tem problemas vasculares e diabetes. Toma conta, cuida de dois netos que freqüentam escola integrada da rede municipal. A mãe é usuária de álcool e drogas ilícitas, vive em situação de moradora de rua por vontade própria e devido ao uso excessivo de drogas, é beneficiária do bolsa família, mas quem recebe o benefício e a mãe.
Exposição do caso Ao dar início a o atendimento no Creas, (PSB) a assistente social é bastante especifico o conduta de desespero e ansiedade da Sr.ª Maria Godoy, segundo relato da avó materna de Yasmim Godoy, atualmente a criança de 13 anos vem apresentando comportamentos estranhos. Tem grande evasão escolar, envolvimento com roubos e provável envolvimento com entorpecentes e abuso sexual sofrido pela menor.

Passo 2 estudo de caso Fictício Situação Familiar 

A avó recebe auxilio doença tem problemas vasculares e diabetes. Toma conta, cuida de dois netos que freqüentam escola integrada da rede municipal. A mãe é usuária de álcool e drogas ilícitas, vive em situação de moradora de rua por vontade própria e devido ao uso excessivo de drogas, é beneficiaria do bolsa família mas quem recebe o beneficio é a mãe.

Exposição do caso

Ao dar início a o atendimento no Creas, (PSB) a assistente social é bastante especifico o conduta de desespero e ansiedade da Sr.ª Maria Godoy, segundo relato da avó materna de Yasmim Godoy, atualmente a criança de 13 anos vem apresentando comportamentos estranhos. Tem grande evasão escolar, envolvimento roubos e provável envolvimento com entorpecentes e abuso sexual sofrido pela menor. A assistente social questionou o porquê desta variação de comportamento e se já houve a constatação do abuso sexual e do uso de droga. Diz a avó ao ser questionada que foi até ameaçada de morte pelo suposto agressor disse que teve até que mudar de casa devido ao fato.

O beneficio Bolsa Família foi bloqueado, devido a quantidade de faltas da criança  nas aulas, o neto de nove anos, não apresenta qualquer comportamento "anormal" e não causa nenhum tipo de transtorno para a mesma.

 


até aqui
Quando foi investigada a respeito da a relação da mãe com os filhos, Sr.ª Maria contesta que ela cuida dos netos depois que a filha tentou assassinar a neta de 13 anos a facadas,a filha é extremamente violenta, os filhos padeciam com falta de alimentos e sofriam agreções constantemente.

Analise do caso fictício 
Depois da escuta bem apurada dos relatos da usuária acima mencionada, a profissional começa a objetivar e direcionar o atendimento para os setores que atenderam com mais atenção essa questão, que inicialmente é espontânea.
Com a concordância da avó, foi encaminhada para o conselho tutelar, deixando bem claro os acontecimentos de evasão escolar, roubos, no entanto ressaltando detalhes do abuso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com