TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corantes - Historia

Casos: Corantes - Historia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Corantes e Pigmentos e são substâncias que quando aplicadas a um material lhe conferem cor.

Utilizado pelo homem a mais de 20 mil anos, concluímos que é uma indústria antiga. No Período Glacial os caçadores pintavam as paredes das cavernas reservadas ao culto, essas pinturas provavelmente eram feitas com tinturas constituídas por fuligem e ocre, terras ou argilas suspensas em água, ou ainda, com sangue de animais caçados, ou até mesmo com o sumo de frutos e plantas esmagados.

Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram a arte de pintar. Dispunham de um grande número e ampla variedade de cores. Já no ano 1000 a.C., descobriram os predecessores dos vernizes atuais, usando resinas naturais ou cera de abelha como o ingrediente formador de película.

No entanto, foi nos anos mais recentes, que a indústria de corantes e pigmentos obteve os maiores avanços. O primeiro corante orgânico sintetizado com uma técnica mais apurada foi o Mauve (malva), obtido em 1856, por Willian H. Perkin, enquanto ele estudava a oxidação da fenilamina, e que por um feliz acaso, seu trabalho experimental resultou na obtenção de um corante sintético hidrossolúvel, adequado ao tingimento da seda.

Perkin patenteou sua descoberta e, ajudado pelo pai e o irmão, montou uma indústria de malva. E para apoiar seu empreendimento, Perkin montou um amplo laboratório de pesquisa onde conseguiu sintetizar outros corantes. Com essa descoberta, os químicos foram motivados a também sintetizar outros corantes, e no final do século XIX já existiam fábricas na Alemanha, Inglaterra, França e Suíça, suprindo as necessidades das indústrias de tecidos, couro e papel de vários países.

A indústria de corantes, que hoje produz sobretudo pigmentos sintetizados em laboratório, abriu caminho para um setor que acabaria produzindo antibióticos, explosivos, perfumes, tintas para pintura, tintas de caneta e impressão, pesticidas e plásticos.

Pigmentos são usados nas indústrias de tintas, plásticos, cerâmicas e cosméticos, entre outras. Existem pigmentos que proporcionam proteção e efeitos decorativos, como é o caso dos pigmentos metálicos e os de efeito perolizado.

Já os corantes são usados principalmente na indústria têxtil, mas também nas indústrias de couro, papel, alimentos, cosméticos, tintas e plásticos. Como a demanda é muito grande e diversa, os químicos são desafiados a produzir corantes e pigmentos com propriedades particulares, este é um grande campo de pesquisa da química, sendo que vários pesquisadores brasileiros trabalham nesta área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com