TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cordenadas UTM

Pesquisas Acadêmicas: Cordenadas UTM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMAS DE CORDENADAS UTM

Os sistemas de coordenadas foram propostos para se determinar a localização precisa de pontos da terra. O UTM - Universal Transversa de Mercator é uma das projeções mais utilizada no mundo, dentre vários fatores destaca-se pela facilidade na interpolação de coordenadas , medida de distâncias, cálculos de ângulos e calculo de áreas, Carvalho (2008, p.3).

Esse sistema de coordenadas é baseado no plano cartesiano (eixo x ,y) e como unidade para medir distância e determinar a posição de um objeto usa o metro (m).O UTM também não acompanha a curvatura da Terra diferentemente das Coordenadas Geográficas( ou Geodésicas), e devido a isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.

Segundo Carvalho (2008, p. 16),

O sistema de coordenada UTM surgiu a partir de uma tentativa de unificar os trabalhos cartográficos mundiais por parte da Associação Geodésica Internacional (AGGI), que em 1935 sugeriu a escolha de um sistema universal. Segundo Loch (2006), o continente africano foi tomado como ponto de partida para tal proposição. A projeção, conforme Gauss, foi aplicada a fusos de 60 de amplitude. Em 1951, a AGGI recomendou essa projeção para o mundo inteiro, com denominação de UTM. O sistema é, assim, uma modificação da projeção transversa de Mercator, proposta por Gauss, a qual mais tarde foi reestruturada por Kruger, ao estabelecer o sistema de fusos. Dessa forma, algumas vezes o sistema é referido como Gauss-Kruger. Nesse sistema, os pontos supostos sobre o elipsóide são projetados para um cilindro posicionado transversalmente em relação ao eixo de rotação da terra. De uma maneira geral, o sistema UTM é mais fácil de ser utilizado que o sistema de coordenadas geográficas, pois em lugar de projetar uma grade imaginária de linhas que se cruzam sobre o globo, projeta seções do globo sobre uma superfície plana. Nesta aula, apresentaremos os conceitos e as principais características desse sistema de coordenadas.

De acordo com Marco Antonio Perna Engenheiro Topográfico pela UERJ o sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste.

A superfície de projeção é um cilindro transverso e a projeção é conforme (isto é, os ângulos são mantidos), e as latitudes limites 84 º Norte e 80º Sul (Oliveira, R.N.Q & SILVA, D.C 2012). Cada um destes fusos portanto é gerado a partir de uma rotação do cilindro de forma que o meridiano de tangência divide o fuso em duas partes iguais de 3º de amplitude. A contagem dos fusos se inicia no anti-meridiano ao meridiano de Greenwich, por tanto no meridiano de 180 graus. A cada fuso associamos um sistema cartesiano métrico de referência, atribuindo à origem do sistema (interseção da linha do Equador com o meridiano

central)as coordenadas 500.000 m, para contagem de coordenadas ao longo do Equador, e 10.000.000 m ou 0 (zero) m, para contagem de coordenadas ao

longo domeridiano central, para os hemisfério sul e norte respectivamente. Isto elimina a possibilidade de ocorrência de valores negativos de coordenadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com