TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJEÇÃO CILÍNDRICA DE MERCATOR UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR (UTM)

Por:   •  27/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

INTRODUÇÃO 2

DESENVOLVIMENTO 2

TIPOS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 2

PROJEÇÃO CILÍNDRICA DE MERCATOR 2

UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR (UTM) 2

PETERS 2

PROJEÇÃO CÔNICA 2

PROJEÇÃO PLANA OU AZIMUTAL 2

PROJEÇÃO DE GOOD 2

PROJEÇÃO DE HOLZEL 2

CÔNICA BIPOLAR OBLÍQUA CONFORME 2

Projeção Cônica de Bonne 2

Projeção Cônica Equivalente de Albers 2

Projeção de Aitoff 2

CONSIDERAÇÕES 2

INTRODUÇÃO

Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana.

Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Conforme o sistema de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos objetivos do mapa.

Através desta pesquisa, destaco as projeções: cilíndrica, cônica e plana ou azimutal, com o objetivo de que possamos adquirir conhecimentos sobre estas projeções e poder utilizá-las em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A escolha de uma determinada projeção depende da finalidade do mapa

Segundo Castrogiovanni (1998, p.47), as projeções cartográficas compreendem, conforme, conforme o plano de projeção três grupos principais:

a) Grupo das projeções cilíndricas(1): são tipos que em lugar do cone ou plano utilizam o cilíndro como princípio de transferência da rede geográfica do globo para o plano.

b) Grupo das projeções cônicas (2): são tipos que em lugar do cilindro utizam o cone.

c) Grupo das projeções azimutais (3); são tipos que se baseiam no princípio de transferência da rede geográfica do globo para um plano.

d) Outros autores e formatos.

As projeções cartográficas podem ser classificadas segundo suas características:

• Método;

• Propriedades espaciais;

• Ponto de vista;

• Superfície de projeção

• Posição da superfície de projeção.

Alguns modelos de Projeção cilíndrica:

Ortográfica- Quando o ponto de vista está no infinito

Sinusoidal-

Molweid-

• Equidistante- distâncias corretas.

• Conforme- igualdade dos ângulos e das formas dos continentes.

Fonte: http://pt.slideshare.net/ProfessorHerculesAvancini/3-projees-cartogrficas

TIPOS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

- Projeção Cilíndrica: o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.

Fonte: http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/classificao_das_projees_cartogrficas.html

PROJEÇÃO CILÍNDRICA DE MERCATOR

Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século 14. Do continente europeu partiram navios para a África, América e Ásia. A projeção é a mais apropriada à navegação marítima e mostra uma visão eurocêntrica do mundo.

O ponto forte da projeção de Mercator é a precisão nas distâncias, sendo usada até hoje. Ocorre que esse modelo privilegia as formas dos continentes, mas distorce as áreas. E essa distorção, que cresce conforme aumenta a latitude, acaba resultando em grandes deformações: a Groenlândia, por exemplo, que tem cerca de 2,8 milhões e quilômetros quadrados, aparece no mapa com quase o mesmo tamanho da África, com seus mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.

Esta projeção Cilíndrica utilizou a propriedade Conforme para o mapeamento. É a projeção de Mercator, bastante utilizada desde o século XVI, pois como distorce áreas com latitudes maiores, deu ênfase as áreas temperadas do globo, ou seja, contribuiu para disseminar os ideais eurocentristas.

A projeção Cilíndrica é utilizada para fazer os mapas no estilo mapa-mundi. Elas são excelentes para mostrar a Terra como um todo, porém elas tem a maior precisão nas regiões tropicais do globo. Quanto mais nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com