TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosao

Exames: Corrosao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 9

1. A maior parte dos materiais são compostos por um conjunto de pequenos cristais ou grãos,cuja orientação cristalográfica é aleatória Descreva, resumidamente, como se formam oscristais, quais as suas principais formas e como se caracterizam.

R: A estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem.

Principais formas e características:

Cúbico, ou isométrico — fornece quatro eixos ternários de rotação, o que permite um grande número de grupos espaciais (36). Produz estruturas simples e lineares e é aquele em que, para além de todos os cristais possuirem quatro eixos ternários de simetria, os eixos cristalográficos possuem comprimentos iguais e são perpendiculares entre si.

Tetragonal — permite um eixo quaternário de rotação e 68 grupos espaciais (o maior número possível em qualquer sistema). Todos os cristais deste sistema têm a característica de possuírem, para além de um eixo quaternário de simetria, três eixos cristalográficos perpendiculares entre si, sendo os dois horizontais de igual comprimento e o vertical de comprimento diferente.

Ortorrômbico — requer três eixos binários de rotação ou um eixo de rotação binário e dois planos de imagem reflexa. Permite 59 grupos espaciais. Produz estruturas de grande complexidade tendo como característica comum a todos os cristais deste sistema o apresentarem, ao menos, um eixo binário de simetria. Possuem três eixos cristalográficos perpendiculares entre si, todos com comprimentos diferentes

Hexagonal — permite um eixo de rotação senário (eixo de ordem seis) e 27 grupos espaciais, mas é considerado por vezes como mera variante do sistema trigonal (por duplicação). Neste sistema todos os cristais possuem ou um eixo ternário de simetria, ou um eixo senário de simetria. Possuem quatro eixos cristalográficos, dos quais três são horizontais, com comprimentos iguais e cruzando-se em ângulos de 120°, e o quarto é o vertical, com comprimento diferente dos demais.

2 - Os aços inoxidáveis tratados termicamente sofrem a ação da corrosão nas proximidades dos cordões de solda. Explique resumidamente como ocorre esse processo.

R: Após a solda de algum material, tem-se a formação de corrosão em torno da solda e não propriamente sobre ela. Isto se deve ao fato do surgimento de regiões onde há elétrons que ficaram sob uma certa tensão devido à solda. Ocorre a poucos milímetros do local onde foi aplicada a solda e é mais comum em aços inox não estabilizados ou com teores de carbono inferiores a 0,03 %. O processo se dá intergranularmente.

3 - A corrosão inter granular dos aços inoxidáveis provoca severos danos ao material. No entanto,a aplicação de um tratamento térmico adequado pode resolver esse problema. Como funciona esse tratamento?

R: Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.

Processos:

Têmpera e Revenimento

Comercialmente conhecido como beneficiamento, este processo garante um ganho significativo na dureza do aço com a formação da fase martensita. Este tratamento usa o choque térmico como parte do processo.

Como este processo exige muito do material, ele é característico para separar material de boa e má qualidade. Normalmente, após o processo de têmpera, é executado um revenimento que serve para ajustar a dureza para as propriedades desejadas.

Austêmpera

Este tratamento, em muitos casos, substitui a têmpera e o revenimento. Baseado na curva TTT, é realizado através das transformações da austenita que ocorrem à temperatura constante. Por isso, é considerado um tratamento isotérmico, que tem como resultado uma estrutura chamada bainita. Essa estrutura possui propriedades muito parecidas com a da martensita revenida, porém é melhor em alguns aspectos. A bainita pode apresentar excelente ductilidade e resistência ao choque, mesmo para durezas elevadas da ordem de 50 HRc. A austêmpera apresenta vantagens sobre a têmpera no que diz respeito ao aparecimento de tensões internas, trincas e outros defeitos que aparecem devido à severidade da têmpera

4 - Quais as principais características dos aços inoxidáveis ferríticos, martensíticos, austeníticos e austeno-ferríticos?

R: Ferrítico (resistente à corrosão, mais barato por não conter níquel) .De um modo geral os aços inoxidáveis ferríticos contêm de 16 a 30 % de cromo, com teores de carbono inferiores a 0,5 %. Quando teor de cromo é alto e o de carbono baixo, mantêm-se ferríticos mesmo em temperaturas relativamente altas, havendo apenas crescimento de grão. Nestes aços a recristalização só é possível após deformação mecânica e recozimento. Teores de cromo muito elevados podem causar a formação da fase sigma (s), que se forma durante aquecimento prolongado entre 400 e 500 ºC, porém se solubiliza em temperaturas mais altas. Esta fase (um composto intermetálico Fe-Cr) provoca queda de tenacidade e de dutilidade. Com aquecimento longo a 800-850ºC transforma-se em ferrita, restaurando a dutilidade/tenacidade. A microestrutura de um aço inoxidável ferrítico com elevado teor de cromo apresenta claramente a fase sigma.

Martensítico (dureza elevada, menor resistência à corrosão) Os aços inoxidáveis martensíticos possuem alta resistência à oxidação em meio atmosférico, inclusive sem queda significativa de dureza (até 500°C). Isso significa que podem ser utilizados em operações que necessitam da resistência ao calor.Devido a essa particularidade, são procurados por indústrias alimentícias, de bebidas, químicas, petroquímicas, de máquinas e equipamentos. Sua aplicação pode ser encontrada em itens de cutelaria, eixos, instrumentos cirúrgicos, parafusos, porcas, pás e outras peças para turbinas a vapor, além de válvulas e hastes de registro.

AusteníticosUma linha de aços que alia alta resistência à corrosão e excelente trabalhabilidade. Por isso é muito requisitada na fabricação de peças que não podem ser corroídas e também de equipamentos químicos.Esses materiais são utilizados, principalmente, nas indústrias alimentícia, de bebidas, farmacêutica, hospitalar, química, petroquímica, de papel e celulose, além de máquinas e equipamentos.

Austeno-Ferríticos Uma linha de aços que alia alta resistência à corrosão e excelente trabalhabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com