TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosao

Resenha: Corrosao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  122 Visualizações

Corrosão pode ser tida como uma deterioração ou a destruição deum material seja metais como o aço ou ligas de cobre, bem como em plásticos,cerâmicas e concretos, devido à interação deste com o meio em que se encontra. Corrosão metálica é a transformação de um material ou liga pela sua interação qauímica ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

A Corrosão galvânica é um tipo de corrosão química ocorre quando dois metais distintos compotenciais diferentes são conectados um ao outro. Metais menos nobres, ou maisnegativos, conhecidos como ânodos, acabam perdendo material para os íons queos levam até os metais mais nobres conhecidos como cátodos ocorrendo aí àcorrosão deste.

Já a Corrosão eletrolítica é um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo, ao contrário dos outros tipos de corrosão mencionados acima. Quando não há isolamento ou aterramento, ou estes estão com alguma deficiência, formam-se correntes de fuga, e quando elas escapam para o solo formam-se pequenos furos nas instalações. Um bom exemplo disso acontece em tubulações de água e de petróleo, em canos telefônicos e de postos de gasolina.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com