TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack um problema social restrito as metropoles?

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 RESUMO.................................................................................................................6

2   INTRODUÇÃO.......................................................................................................7

3   A REPRESENTAÇÃO DO USO DO CRACK EM NOSSA SOCIEDADE................8

3.1 COMO O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL PODE CONTRIBUIR PARA O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO.................................................................................8

3.2 CONSEQUÊNCIAS E RELAÇÕES FAMILIARES.................................................9

3.3 SINAIS DE DEPENDÊNCIAS. E CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL............10

4  CONCLUSÃO.........................................................................................................12

5 REFERENCIAS.......................................................................................................13


  1. RESUMO

               Este Trabalho objetiva compreender o uso do Crack e sua Dependência não e um problema social unicamente restrito às Metrópoles. A Droga infiltrou-se rapidamente em várias classes Sociais, desde as populações mais baixas, como nas classes Média e Alta.

             



2 INTRODUÇÃO

            A Classe população Brasileira esta crescendo, e o consumo de Drogas também. O presente trabalho abordara as questões do consumo de crack e como o uso sem limites pode se tornar algo danoso para o individuo, família e sociedade.

           O objetivo desse estudo é mostrar os aspectos, filosóficos, sociológicos, psicológicos, e serviço social dentro do contexto social atual que vive a população quanto ao consumo do crack não só nas metrópoles más em todo o Brasil.

 

 


  1. REPRESENTAÇÃO DO USO DO CRACK EM NOSSA SOCIEDADE.

            Segundo O Centro de pesquisas em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os primeiros relatos sobre o consumo do Crack no Brasil surgiram em 1989, um ano antes da primeira apreensão da droga feita pela Polícia na cidade de São Paulo. Feito do cozimento da Cocaína com Bicarbonato de sódio.

            Umas das maiores preocupações, pois o medo e justo e expressamente demostrados, porque o ato do comercio e do consumo do crack em nossa sociedade esta sendo uma epidemia incontestável, que envolve todas as classes sociais, mulheres, homens, adolescentes, e ate crianças.

            O uso desta substância em nossa sociedade e um grande problema a ser resolvido devido aos crimes relacionados, com a Droga como a Violência    Domestica, Assaltos, Transtornos Psiquiátricos, Humor, Depressão. Com isso, a sociedade ignora os meios de ajuda para doentes e viciados, pois o medo toma conta da População que não sabe como reagir e controlar a situação.

            Hoje, O crack esta presente em todos os cantos do Estado. Das grandes Metrópoles, migrou para cidades pequenas e afastadas, das mais humildes escalou a pirâmide social e chegaram as mansões. Com a mesma rapidez com que destrói e danifica o organismo, virou a principal Droga ilícita, tanto em municípios pobres e pouco desenvolvidos, quanto em Regiões Metropolitanas.

              Pois a Cracolândia mesmo, que tenha sido desativada, onde os moradores da região não tinham condições nem para entrar em suas próprias casas, porque eram abordados pelos viciados a todo instante com pedido de ajuda, ou para ser assaltados. E não resolveu muito a questão de ter sido desativada a cracolândia, porque o problema apenas mudou de lugar.

             Os Governantes perderam as rédeas da situação, que acabou se espalhando ainda mais pelas ruas da cidade. A venda de Drogas se tornou um grande recurso para o dinheiro fácil e rápido.

  1. COMO O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL PODE CONTRIBUIR PARA O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO.

O Uso do Crack tem devastado a vida de muitas pessoas, principalmente as relações familiares, afetivas e sociais, abrindo espaço para a exclusão social.

Portanto e um assunto que, direto ou indiretamente diz respeito a todos. Para lidar com esta situação e preciso que profissionais como assistentes sociais possam fazer uma abordagem, onde se conquiste a confiança do dependente, pois o dependente não acredita em ninguém, ele vive cada dia como sendo o ultimo.

O Assistente Social através de uma abordagem Terapêutica, teria condições de saber e entender a sua condição, muitos tem famílias, mais estão fora de casa há algum tempo e resgatando esse vinculo pode-se ter a família como grande aliado ao tratamento.

  1. CONSEQUÊNCIAS E RELAÇÕES FAMILIARES.

Segundo pesquisa feita pela Universidade Federal e Pesquisa em Psicologia Social de Sergipe, as principais consequências são; Físicas, Psicológicas, e sociais.

  • FISÍCAS: Causa danos nos Pulmões dores fortes, Bronquite, Asma, aumento de temperatura do corpo, com o risco de acidentes Vascular Cerebral. Destruição das células cerebrais e degeneração muscular, o que confere aquela aparência esquelética do usuário, inibição da fome e insônia profunda.
  • PSICOLÓGICAS: Depressão, ansiedade, agressividade, diminuição de interesse sexual, o uso frequente de drogas acarreta delitos para obtenção de dinheiro, venda de objetos pessoais e de familiares, e ate prostituição, tudo para sustentar o vicio.
  • SOCIAIS: Abandono do trabalho, estudo ou qualquer outro interesse que não seja a droga, acaba o vinculo familiar, Com a violência domestica, e frequente abandono do lar, grandes possibilidades de envolvimento com a criminalidade, a ruptura dos laços familiares, e relações sociais e de trabalho, agravando a exclusão social.

As famílias são as que mais sentem o problema de perto, pois sabem que e uma doença, e sofrem pelo aumento da violência que a dependência traz, vendo esta pessoa de forma marginalizada e optando pela repressão.

O Consumo do Crack vem destruindo todas as relações Sociais e Familiares, pois o usuário deixa o convívio da família e do meio social, e torna-se isolado da sociedade. O uso excessivo do crack esta associado ao isolamento, e perda do trabalho, problemas familiares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com