TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimidalidade e pobreza

Por:   •  14/7/2015  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

                   Criminalidade e Pobreza

No mundo de hoje esse assunto de criminalidade e pobreza é muito discutido em qualquer região. A cada dia mais a criminalidade e a pobreza veem aumentando e causando um certo medo para a população. A discussão sobre se esse assunto esta ligado entre si ou não é o principal assunto numa discussão sobre isso. O sudeste é uma das regiões que se encontra com mais violência e pobreza e assim gerando uma insatisfação por parte de muitas pessoas.

A  violência esta presente em diversas esferas da sociedade e pode ser dividida em 2 formas, a violência verbal que esta mais presente do que a violência física que pode ate ter menos que a verbal mas é muito mais agressiva.A criminalidade vai muito alem do que é mostrado pela mídia pois pode ser considera muitas outras coisas. Em 2014 o Brasil foi considerado o décimo primeiro pais mais inseguro do mundo(em 132 paises) e esse dado demostra também que o Brasil esta entre os primeiros países na questão da insegurança pois a criminalidade leva a  ter insegurança.

Hoje em dia muitas pessoas acham e apostao que a criminalidade  é sem duvida um problema causado pela pobreza e que se a pobreza n acabar, o crime tabem não acaba. Se pensarmos, essa afirmativa tem um lado certo  e um errado, pois de acordo com índices mostrados uma boa parte dos crimes são  feitos por quem tem uma renda baixa e também que mora na favela, por outro lado a violência não esta toda concentrada em áreas pobres como exemplo a violência contra mulher que esta presente em todas as classes sócias causando uma oposição do que é falado pela mídia e pela população.

Uma das causas que mais esta certa para o aumento da criminalidade e da violência é a falta de interferência do estado, na maior parte das vezes por causa de não criar infra estrutura. O governo é muito cobrado para essa melhora e esse assunto é um dos muitos ditos pelas manifestações contra o governo. A não intervenção de policias e desse sistema brasileiro é outro fator que esta ligado a isso pois existe muitos serviços ilegais na favela e muitas “parcerias”, fazendo com que mesmo que o estado tente, sempre vai existir e um dos exemplos disso é a continuação de troca de tiros e de rivalidades em morros com UPP um dado disso é que no primeiro trimestre 1459 pessoas foram mortas, muito próximo dos 1562 casos de 2008(ano da implataçao da UPP)

Os chamados pela população preconceituosa, os favelados, é o principal preconceito no rio de janeiro, esse preconceito esta relacionado a que, “quanto mais favelados, mais bandidos” que é culpa da mídia numa certa forma pois toda vez que a favela é mostrada, so mostra bandido, uma coisa que não é certa pois a favela é constituída na maioria das vezes por trabalhadores que com pouca renda para se estabelecer em casas de luxo acaba se estabelecendo em favelas.

Pode se dizer que a entrada de UPP`S foi bom, mas também foi ruim pois logo após a entrada foi bom, indicies decaíram mas agora com a volta da pouca participação do estado os indicies estão subindo muito e nas maioria das vezes superando os de 2008.um exemplo deles foi que em 2008 o índice de roubos de veículos eram 7.359 em 2012 para 5.598 e agora com 9.209 casos. Essa falta de intervenção do estado que na maioria das vezes intervem por um momento mas depois acaba deixando de lado é o grande causador da violência e da pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com