TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criterios De Avaliacao Das Linguagens De Programacao

Trabalho Universitário: Criterios De Avaliacao Das Linguagens De Programacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1° - Passo 2 -Tópico 2

Legibilidade:

Um dos fatores mais importantes na legibilidade é avaliar uma linguagem com a facilidade de ser lido e entendido, explicar ao leitor o funcionamento do programa quanto mais fácil de ser lido e entendido, mais fácil fica para o leitor consegui resolve o programa desde inicio até o final do projeto.

A legibilidade influi no desenvolvimento e depuração de programas, manutenção de programas, documentação e contribui no desempenho de equipes de programação.

Alguns fatores que melhoram a legibilidade são: abstração de dados, comandos de controles, modularização (divisão) de programas e convenções léxicas (identificadores), sintaxe e semântica.

Confiabilidade:

É um programa confiável porque se comportar de acordos com suas especificações sob todas as condições e é baixa leva e altos custos de manutenção dos programas.

As subseções seguintes descrevem diversos recursos de linguagem que exercem um efeito significativo sobre a confiabilidade de programas.

Alguns outros fatores importantes:

• Sistema de tipos estáticos: detecta todas as incompatibilidades de tipo em tempo de compilação;

• Tratamento de execução: permite a tomada de medidas corretivas em situações inesperadas;

• Ausência de sinonímia: é perigoso, pois uma mesma entidade pode ser conhecida por dois nomes diferentes;

Tanto a legibilidade como a capacidade de escrita influencia a confiabilidade, pois um programa escrito em linguagem que não suporta maneiras naturais de expressar os algoritmos exigidos usará, necessariamente, métodos não naturais.

Capacidade de Escrita:

É a facilidade de uma linguagem pode ser usada para criar programas para um domínio de problema escolhido. Maiorias das características de linguagem afeta tanto a legibilidade e a capacidade de escrita porque isto segue diretamente do fato de escrever um programa exige uma releitura frequente da parte que já foi escrita.

Fatores mais importantes que influenciam a capacidade de escrita de uma linguagem são: simplicidade e ortogonalidade, suporte para abstração (ajuda a dominar a complexidade dos problemas) e expressividade (construções simples para operações frequentes).

Linguagem de programação Sintática e Semântica:

Sintática:

Uma linguagem de programação é uma notação utilizada pelo programador para especificar ações a serem executadas por um computador. Em suma é a sintaxe de uma linguagem.

Exemplo:

Blocos de comando.

-C++ = {}

-Pascal = begin, end

Tanto um quanto o outro fazem a mesma coisa, ou seja ambos delimitam um bloco de comando respectivamente na sua LP.

Semântica:

Uma linguagem de programação compreende um conjunto de conceitos que um programador usa para resolver problemas de programação. Em suma é o significado da sintática.

Exemplo:

Estrutura de decisão if.

-C++ = if(){}

Linguagens de Baixo e Alto Nível:

Linguagens de baixo nível:

São linguagens voltadas para a máquina, elas são escritas usando as instruções do processador do computador. As linguagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com