TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curiosidades Sobre água

Artigo: Curiosidades Sobre água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  3.569 Palavras (15 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 15

1 - A água é formada por dois átomos: um átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

2 - A água cobre 70% da superfície da Terra.

3 – Aproximadamente 75% do corpo humano é composto por água.

4 - 70% da água existente na Terra é salgada e está nos oceanos.

5 - 70% da água doce do nosso planeta é usada para atividades agrícolas.

6 - A água é o solvente mais utilizado no mundo em empresas, indústrias e atividades domésticas e científicas.

7 – A superfície terrestre tem 1.386 milhões de quilômetros cúbicos de água.

8 - O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta.

9 - 80% do total de água doce do Brasil está na Bacia Amazônica.

10 – O ser humano consome apenas 10% da água do planeta. Os outros 90% se dividem em atividades industriais e agricultura.

11 - 80% das doenças do mundo são resultados da ingestão de água contaminada.

12 - 2% da água do planeta está nos glaciares e icebergs.

13 - Mais de metade das reservas de água doce no mundo estão concentradas em apenas 10 países.

14 - Uma molécula de água permanece no oceano durante 98 anos.

15 - A água é a única substância que pode ser naturalmente encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

1. Somente 70% do planeta Terra está coberto de água. Mas, apenas 3% desse total é de água doce e grande parte dessa água (2%) esta congelada.

2. Num período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 02 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

3. As gotas de chuvas não tem forma de lágrimas. Usando câmaras de alta velocidade os cientistas comprovaram que ela tem forma achatada de uma esfera.

4. O corpo humano adulto é composto de aproximadamente 55% do seu peso em água. Nós humanos, precisamos ingerir em torno de dois litros de água por dia.

5. Uma pessoa pode sobreviver, mais ou menos, um mês sem alimentar-se, mas sem água ela sobrevive no máximo sete dias.

6. Grande parte da água que consumimos diariamente provem dos alimentos. Um tomate tem em torno de 95% do seu peso composto de água. As maçãs também tem uma alta concentração de água (85%), o espinafre (91%) e as batatas-inglesas (80%).

7. Há uma semana atrás, engenheiros da Universidade da Florida criaram uma superfície plana que não se umedece, as gotas de água rolam sobre ela mas não a molha. Para conseguir esse feito foi necessário reproduzir em plástico a forma e os padrões de diminutos pelos que crescem iguais aos contidos nos corpos das aranhas, que foram programadas para estarem sempre secas.

8. São necessários 450 litros de água para se produzir um ovo de galinha, 7.000 litros para refinar um barril de petróleo cru e 148.000 litros para fabricar um automóvel.

9. Na Universidade de Tóquio foi desenvolvido um material chamado água elástica a partir de uma mistura de duas gramas de argila, matéria orgânica e água natural. Esse material é ideal para fabricar medicamentos e para reparar tecidos.

10. A urticaria aquagênica é uma forma muito rara de reação alérgica a água. Existe somente uns trinta casos na literatura médica e se acredita que é devido a presença de um antígeno – substância que ativa o sistema imune – hidrosolúvel. Em contato com a água o antígeno se dissolve, atravessa a pele e faz com que as células de defesa liberem histamina, provocando o aparecimento de urticaria, coceiras e outros sintomas alérgicos.

Fonte: http://www.insoonia.com

06

Jul

13 curiosidades sobre a água que você precisa saber

P13-curiosidades-sobre-a-agua-que-voce-precisa-saber/ublicado em Água, Você precisa saber. 06 de julho de 2011 - 07:15 - por Rafaela Mussi

by Docol

1. O mundo está atualmente em uma crise de água. Uma em cada 6 pessoas no planeta não tem acesso a água potável e, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas à falta de saneamento.

2. Regiões do mundo estão vivendo atualmente com falta de água, devido às secas e também ao desperdício do recurso natural. Muitos rios do planeta secam antes de atingir o seu final.

3. Grandes companhias utilizam água comunitária para engarrafamento e comercialização do bem no mundo todo, mesmo com a oposição do público.

4. Instituições internacionais financeiras (Banco Mundial e IMF) já forçaram muitos países a vender suas utilidades de água pública para grandes corporações de água.

5. Comunidades de todo o mundo se organizaram, e em alguns casos derramaram sangue, para retomar o controle de seus próprios recursos hídrico.

6. Em muitos lugares, a água engarrafada não é mais segura que a da torneira. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos encontraram 38 químicos nocivos diferentes, incluindo analgésicos, fertilizantes e arsênico em 10 marcas famosas de garrafinhas de água.

7. Grandes investidores já estão comprando os direitos de água em várias regiões do mundo, assim como foi feito com o petróleo. Muitos acreditam que a próxima guerra será para disputar água.

8. Garrafas plásticas podem liberar químicos em sua água. Dê preferência às de aço inoxidável, por exemplo, que são muito mais seguras.

9. Investir em energia renovável é também uma maneira de conservar água. De acordo com a revista Harper’s, uma boa parte da água no mundo é utilizada para resfriar usinas geradoras de energia.

10. Na Bolívia, cerca de uma entre 10 crianças morre antes de completar 5 anos. A maioria dessas mortes está relacionada a doenças causadas por falta de água potável. Essa estatística, assim como outras, é discutida no filme FLOW, ganhador de muitas premiações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com