TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo De Produção

Trabalho Escolar: Custo De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A teoria dos custos de produção são fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores. Essa teoria é importante para análise do relacionamento entre a produção e o custo de produção, envolve também os insumos. A teoria da produção preocupa se com a relação tecnológica entre a quantidade física do produto e com os fatores de produção.

Teoria da Produção

Produção

Produção e o processo de transformação de matéria primas, dos insumos e entre outros fatores adquirido pela empresa para a venda no mercado. Podendo ser também os transportes, as atividades financeiras e entre outros. Os processos de produção podem ser intensivos em mão de obra, em capital ou investimentos em terra. Produzir um único produto (output), significa que teremos um processo de produção simples. Exemplo: a plantação de soja. Quando produz mais de um produto significa que o processo de produção será múltiplo. Exemplo: produzir produtos a parti da soja como óleo de soja.

Funções de produção

Mostra a quantidade física adquirida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção (insumos) em um determinado período. Permitindo que a empresa utilize a maneira mais eficiente de combinar os fatores, obtendo a maior quantidade produzida do produto.

Fatores de produção variáveis e fixos

Variáveis→ quantidades utilizadas variam quando o volume d produção é alterado, ou seja, é quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e matéria-prima. Fixo→ quantidades não mudam quando a alteração na quantidade do produto, ou seja, as instalações da empresa e a tecnologia são fatores alterados em longo prazo.

Analise de curto prazo

A quantidade produzida depende somente de uma variação da quantidade de mão de obra.

Conceito de produto total, produtividade media e produtividade marginal.

Produto total é quantidade de produto que se detém da utilização do fator variável mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores

Produtividade media do fator é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.

Produtividade marginal do fator é a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade do fator.

Lei dos rendimentos decrescentes

Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará as taxas crescentes, depois de certas quantidades utilizadas do fator variável continuará a crescer, mas a taxa decrescente continuará o incremento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um máximo para depois decrescer.

Analise de longo prazo

A hipótese de que todos os fatores são variáveis, caracteriza a analise de longo prazo. A superposição de que todos os fatores de produção variam inclusive o tamanho da empresa, da origem, aos conceitos de economia ou deseconomias de escalas.

As economias de escalas ou rendimentos de escalas representam uma resposta da quantidade produzida a uma variação da quantidade utilizada de todos os fatores de produção, e que apontam como causas geradoras dos rendimentos crescentes de escala. São os seguintes:

• Maior especialização do trabalho.

• A existência da individualidade entre os fatores de produção.

Causas dos rendimentos

 Rendimentos crescentes de escala, quando a variação na quantidade do produto total é mais do que proporcional a variação da quantidade utilizada doa fatores de produção.

 Rendimentos decrescentes de escala, quando a variação do produto e menor do que a proporciona a na utilização dos fatores.

 Rendimentos constantes de escala, quando a variação do produto total é proporcional a variação da quantidade utilizada dos fatores de produção.

Custos de produção

O objetivo básico d uma firma é a maximização de seus resultados quando da realização de suas atividades produtivas. Assim sendo, ela procurará sempre obter a máxima produção possível em face da utilização de certa combinação de fatores, poderá ser conseguida quando for possível alcançar. Maximizar a produção para um dado custo total ou minimizar o custo total para um dado nível de produção.

Custos totais de produção

 Custo variáveis totais(CVT): parcela dos custos “ custos relacionados diretamente ao produto”. Totais que depende da produção, e por isso muda com a variação do volume de produção, custos diretos.

 Custos fixos totais(CFT): corresponde a parcela dos custos totais que independe da produção, custos indiretos.

Diferenças entre a visão econômica e a visão contábil-financeira dos custos de produção.

Custo de oportunidade versus custos contábeis

 Custos contábeis são os normalmente conhecidos na contabilidade privada, são custos explícitos, que sempre envolvem um dispêndio monetário.

 Custo de oportunidade são custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário.

Custos privados e custos sociais: as externalidades ou economias externas.

Externalidades podem ser definidos como alterações de custos e benefícios para a sociedade derivadas da produção da empresa.

 Externalidades positivas quando uma unidade econômica cria benefícios para outros, sem recebem pagamentos por isso.

 Externalidades negativa quando uma unidade econômica cria custo para outro, sem pagar por isso.

Custos versus despesas

 Custos são os gastos associados ao processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com