TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Agricultura

Pesquisas Acadêmicas: Custos Agricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

1.1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

No século XVIII, antes da Revolução Industrial, só existia a Contabilidade Financeira ou (Geral), com objetivo de atender a demanda por informações das empresas comerciais. Para a apuração dos custos dos produtos vendidos e estocados e desse modo gerando informações para o levantamento do Balanço Patrimonial no final do período. Martins (2003) destaca que tal medida era extremamente simples, em termos físicos e em valores monetários. As mercadorias eram valoradas pelo montante pago por item estocado. Dessa operação, resultava o custo das mercadorias vendidas, até hoje representado pela seguinte fórmula: CMV = Estoques iniciais (+) Compras ( - ) Estoques finais

O valor encontrado era confrontado com as receitas obtidas das vendas dos bens, chegando-se ao lucro bruto, e deste, deduzia-se as despesas necessárias à manutenção da entidade durante o período, à venda dos bens e ao financiamento de suas atividades. Surgiu dessa fórmula a Demonstração do Resultado do Exercício, utilizada até hoje pelas empresas.

Com a chegada da Era Industrial, ficou difícil atribuir valor aos Estoques; seu valor de compras na empresa comercial estava agora substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Houve então a necessidade de adaptar os critérios de avaliação dos estoques industriais, seguindo o mesmo raciocínio utilizado na empresa comercial.

É importante destacar que anteriormente o custo era definido pelas indústrias, o mesmo não ocorre nos dias atuais, já que é o mercado que estabelece o valor que o consumidor esta disposto a pagar. Tal fato reforça a necessidade das organizações de um modo geral conhecer os custos dos produtos e serviços.

Trazendo essa importância para as propriedades rurais, não é diferente, principalmente, por ser um setor onde existem variáveis que interferem diretamente no custo como também na comercialização.

Destaca-se que a atividade agrícola tem características que diferem das demais atividades, talvez uma das mais relevantes seja o fato da produção ser a céu aberto, dependência do clima, concorrência com mercado interno e externo e a maioria das propriedades se concentrarem na pessoa física.

O fato de concentrar na pessoa física, não existe a exigência da lei na contabilização dos fatos contábeis, porém, exige o livro caixa do produtor. Desse modo, os custos apurados na atividade não tem relevância para o controle e mensuração dos estoques, mas são relevantes para o controle do patrimônio da entidade.

Assim, como o objetivo não está estritamente ligado aos aspectos fiscais, dentre dos métodos existentes destaca-se o método do Custeio Variável, por ser uma poderosa ferramenta utilizada pela gerencia para fazer o planejamento das operações. Esse método permite a separação do custo e da despesa, em fixos e variáveis, e inicialmente obtém a margem de contribuição, ou seja, é possível identificar todos os custos e despesas envolvidos no processo produtivo identificando e na sequência a sobra dessa diferença que irá cobrir os custos e as despesas fixas. Tal fato ajuda a análise do processo de simulação, pois pode se antecipar nos resultados de volume, lucro e custo.

O fato da adoção do método do custeio variável em economia globalizada permite aos gestores desenvolverem programas e sistema de custos adequado às exigências da gestão das pequenas propriedades rurais. Elaborando controles que identifiquem consumos de tempos e insumos no processo de produtivo. Possibilita a mensuração da margem de contribuição por produtos e ou serviços. Projeta pontos de equilíbrio, contábil, econômico e financeiro, fornece informações que permite elaborar analise da expansão da capacidade da área produtiva como também, investimento em maquinários, dentre outros.

Destaca-se que com o aperfeiçoamento no processo de gestão por meio de controles gerenciais, possibilita melhoria na produção que reflete na qualidade do produto e rentabilidade da área plantada, além da redução de custos e despesas oriundas do processo produtivo, consequentemente melhor resultado por período ou safra.

Segundo dados obtidos junto a OMS (organização mundial da saúde) o Brasil é o terceiro país exportador agrícola do mundo perdendo apenas para o Estados Unidos e a União Européia. Muitos fatos levaram a esse resultado positivo, como a melhoria dos insumos utilizados na produção, o aumento de consumo dos países asiáticos, diminuição da carga tributaria, taxa de cambio que fez com que houvesse estabilidade nos preços isso a partir de 1999. Com essa evolução no setor agrícola mostra que um terço do PIB nacional é fruto da agricultura. E o estado do Paraná é um dos estados que mais produz grãos do país.

Diante disso Santos e Marion (1996) comentam que para poder enfrentar as mudanças percebidas no mercado principalmente com relação a competitividade, o produtor deve deixar de lado seu cargo de fazendeiro e tomar uma postura de empresário rural, buscando instrumentos que ajude na gestão rural.

Após a contextualização dos fatos apresentados gerou a motivação e justificativa para a realização do estudo, principalmente com o intuito de aprimorar e elaborar os controles gerenciais que permitirá uma gestão eficiente dos recursos financeiros da propriedade com a aplicação do método custeio variável. Pretende-se assim, ao final da pesquisa contribuir com o produtor no processo decisório.

1.2 JUSTIFICATIVA

A motivação para realizar o estudo se deve principalmente em razão da necessidade demonstrado pelo produtor em ter controles de custos das culturas temporárias de soja e milho que forneça informações para tomada de decisão.

Outro ponto relevante para a realização do estudo se deve em razão da existência de um grande número de produtores utilizarem ainda da experiência e ensinamentos passados para a tomada de decisão, tendo deficiencia na gestão em função das informações utilizadas.

Após destacar apresentar a introdução e a justificativa para elaboração do estudo e a importância para o pesquisador, elaborou-se a questão que irá direcionar o estudo a qual pode ser elencada da seguinte forma: O plano de gestão de custos para propriedade rural produtora de grãos utilizando o custeio variável fornece informações relevantes para a tomada de decisão?

1.1 OBJETIVO

1.2.1 Objetivo Geral

Elaborar um plano de gestão de custos para propriedade rural produtora de grãos utilizando o custeio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com