TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPESAS E DESPESAS ESPECÍFICAS

Tese: DESPESAS E DESPESAS ESPECÍFICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

Custos dos Materiais: O custo específico das empresas das empresas é àqueles concernentes à atividade produzida. Exemplos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação. Estão associados aos procedimentos de avaliação de estoques. O termo “Estoque” designa o “conjunto” dos itens materiais de propriedade da empresa, que:

- São mantidos para venda futura; Que se encontra em processo de produção; São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.

Os Principais Tipos de Ativos Considerados Estoques São:

- Mercadoria para comercio ou produtos acabados; Materiais para Produção; Materiais em Estoque não Destinados à Produção Normal, chamados também de Indiretos, Auxiliares ou não produtivos; Produtos em Processo de Fabricação ou elaboração; Custos das Importações em andamento referentes a itens de Estoque.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUES E A SELEÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO

O maior objetivo do custeio de estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. A adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques, provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa. Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido. Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque, a lista desses fatores, excluindo a definição do lucro, incluiria:

- Aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda; A parte prática da determinação do custo; Objetividade do método; Objetividade do método; Utilidade do método para decisões gerenciais.

OS CUSTOS DOS MATERIAIS

O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço desses materiais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos. Na prática os custos podem variar de uma compra para a outra, e não é necessário (a não ser no caso de produtos perecíveis), determinar de qual lote específico o consumo foi realizado para se efetuar a baixa do estoque.

MÉTODOS MAIS COMUMPARA SE AVALIAR OS ESTOQUES SÃO:

-Custo médio; - Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS); Último a entrar, primeiro a sair (UEPS).

CUSTO MÉDIO

Este método, também chamado de método da Média Ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo FISCO, e usado amplamente. Por esse método, o valor dos itens de estoque em mãos ao final do período, é representado pela média Ponderada do Custo do Estoque dos itens em mãos no começo do período e de todas as compras efetuadas durante esse mesmo período.

O método do custo médio inclui dois diferentes procedimentos: O da média ponderada; e, o da média móvel. O Custo Médio Ponderado é associado com o estoque periódico, enquanto o Método da Média Móvel requer registros perpétuos. Os dois métodos possuem a vantagem da simplicidade dos cálculos; porém, ambos são passíveis de críticas.

PEPS – PRIMEIRO A ENTRAR, PRIMEIRO A SAIR

Segundo esse procedimento os fatores de custo fluem em estrita ordem cronológica, em função da data da aquisição de cada unidade. A primeira unidade comprada é a primeira a ser utilizada. Esse método baseia-seno princípio de que o custo deve ser carregado pelo valor efetivo do material consumido na produção,

Pressupondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com