TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE CLORETO - METODO DE MORH

Pesquisas Acadêmicas: DETERMINAÇÃO DE CLORETO - METODO DE MORH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

SUMÁRIO

SUMÁRIO.................................................................................................................. 2

RESUMO................................................................................................................... 3

OBJETIVOS.............................................................................................................. 4

DETERMINAÇÃO DE CLORETO NA AREIA.......................................................... 5

PROCEDIMENTO ESPERIMENTAL......................................................................... 7

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS..................................................................... 8

CALCULO.................................................................................................................. 8

CONCLUSÃO............................................................................................................ 10 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................... 11

RESUMO

Um dos grandes problemas causados pelo cloreto na construção é a corrosão. Tem como consequência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto.

Este trabalho consiste em uma experiência feita em laboratório, onde a finalidade é determinar a presença de Cloreto em areia. Foram analisadas duas granulometrias diferentes de areia, fina e grossa.

Fez-se experimento através do Método de Morh para determinar quantitativa e qualitativamente a presença do cloreto. Com esse experiência, foi possível determinar a massa de cloreto presente nas areias. A areia grossa estava limpa segundo a ABNT NBR 9917 e 14832, e pronta para ser utilizada no concreto. Já a areia fina estava contaminada, de acordo com a ABNT NBR 9917 e 14832 estava contaminada 0,45% de cloreto, e não pode ser utilizada no concreto.

Palavra chave: Cloreto, método de Mohr, concreto.

OBJETIVO GERAL

Determinar a presença de Cloreto de sódio em amostra de areias utilizada para concreto.

OBJETIVO ESPECIFICO

Determinar qualitativa e quantitativamente a presença de Cloreto de Sódio em amostras de areias utilizadas para concreto.

Apresentar resultados obtidos.

Enquadrar na norma ABNT os resultados obtidos no experimento.

DETERMINAÇÃO DE CLORETO NA AREIA

Em uma experiência de laboratório, verificamos a presença de Sal, Cloreto de Sódio, na areia.

O método utilizado foi o método de Mohr. Segundo Douglas A SKOOG (2006, pg 340) “O método de Mohr foi descrito pela primeira vez em 1865 por K.F. Mohr, um químico farmacêutico alemão, que foi um pioneiro no desenvolvimento da titulometria”. O Método Mohr consiste num processo de detecção do ponto final de volumetria. Este método baseia-se na formação de um segundo precipitado e é aplicado para titular o nitrato de prata com solução padrão de cloreto de sódio 0,1 N ( padrão primário ) usando solução de cromato de potássio como indicador. Quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de Cloreto de Prata (AgCl), haverá precipitação de cromato de prata (AgCrO4) de coloração vermelho-a vermelhada. Segundo o método Mohr, o precipitado deve obedecer as seguintes condições: A sua cor deve ser diferente da do precipitado, formando no decorrer da titulação de modo a que sua formação possa ser detectada visualmente, e deve começar a formar-se imediatamente a seguir à sua precipitação completa do íon a titular, sendo necessário, para isso, que a sua solubilidade seja ligeiramente superior a do precipitado formado na titulação.

Reação:

Primeiramente a solução fica de cor amarelada após colocar o cromato

R1 = Ag+ + Cl- = AgCl = cor amarelo

Após reagir com todos os íons cloreto a prata começa a reagir o cromato passando a cor avermelhada conforme a reação:

R2 = Ag+ + CrO4 = Ag2CrO4 = cor vermelho tijolo

O Sal é um composto iônico contendo: cátion proveniente de uma base, e ânion proveniente de um ácido, popularmente conhecido como Cloreto de Sódio.

Na construção civil utiliza-se materiais que podem conter Cloreto de Sódio (NaCl), onde não é recomendável. Um exemplo, é areia, agregado utilizado em concretos.

O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas. O concreto armado é composto de concreto simples mais armadura.

As reações provenientes de cloreto de sódio no concreto são basicamente por

mecanismos eletroquímicos, ou seja, há uma reação química que envolve a condução de cargas (elétrons) entre regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com