TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA NO VALOR DA VENDA

Projeto de pesquisa: DIFERENÇA NO VALOR DA VENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSÉ NORBERTO DE HOLANDA JUNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º SEMESTRE

Caruaru

2014

JOSÉ NORBERTO DE HOLANDA JUNIOR

TEMA: Gestão Industrial

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a

Disciplina :Estrutura das Demonstrações Contábil

Prof.(a): Ariquemes

Caruaru

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou relatar e trazer conceitos de especialistas, professores, doutrinadores, sobre a vida prática de uma empresa quanto a sua contabilidade, os princípios que os profissionais devem seguir para a correta aplicação das ciências contábeis,vem apresentando tópicos da contabilidade que pode muitas vezes facilitar o nosso dia à dia tanto pessoal como profissional, é muito importante que nós planejamos as atividades do dia a dia , com isso facilitamos bastante nossas realizações através de orçamento e planejamento. A gestão industrial diz respeito principalmente a contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de maquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.

Assunto

DIFERENÇA NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

Convém explicar o que são custos. Para Martins (2003 p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviços utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio ( em tempo, dinheiro, esforço, etc). Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões 2.1.1 Nas industrias segundo costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos a fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle. 2.1.2 No comercio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS - Primeiro que entra, Primeiro que sai ou Custo Médio Ponderando.

METODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção. De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

Custeio Variável

É um método de custeio em que apenas os custos de matérias diretos são incluídos como custos do produto, todos os outros custos são considerados do período em que foram incorridos, em especial as outras variáveis são deduzidos como dispersas do período.

Exemplos de um resultado do custeio variável para Companhia Strassen para 2003, 2004 e 2005.

A margem de contribuição do custo variável é igual a receita, menos todos os custos de matérias diretos dos produtos vendidos. Compare as quantias dos lucros operacionais relatados no quadro

Anos 2003 2004 2005

Lucro operacional do custeio por absorção 16.800 14.600 26.700

Lucro operacional do custeio marginal 13.800 16.850 22.950

Lucro operacional do custeio variável 12.000 18.200 20.700

Também chamado de custeio direto do tipo tradicional leva em consideração apenas os custos variáveis que integram o produto. Esse sistema faz com que as despesas da empresa aumentem diminuindo o lucro. Embora não aceito pelo Fisco esse sistema é útil para fins gerencias.

Custeio Absorção

É um método de custeio do produto no qual todos os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com