TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DUREZA TEMPORÁRIA E PERMANENTE DA ÁGUA

Casos: DUREZA TEMPORÁRIA E PERMANENTE DA ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Águas duros de dureza temporária são aquelas que contem íons de cálcio e/ou magnésio na forma de bicarbonato. O abrandamento pode ser efetuado por fervura ou pela adição de substância amolecedoras, tais como: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de trissódico.

Águas duras de dureza permanente são aquelas que apresentam íons de cálcio e/ou magnésio na forma de outros ânions, como: cloreto, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura de outros ânions, como: cloretos, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura e sim somente por adição de substância que provocam o amolecimento, tais como as já citadas anteriormente.

O método mais comum para se remover a dureza, tanto a temporária como a permanente, da água é a passagem da água dura através da troca de íons.

A troca iônica é um método domestico típico para amaciamento da água. Nesse procedimento a água dura passa por uma leito de resina de troca iônica: perolas de plástico com grupos aniônicos covalentemente ligados, como COO- ou SO-3. Esses grupos carregados negativamente têm íons Na+ ligados a eles com objetivo de balancear suas cargas, então os íons Ca2+ e outros cátions na água dura são atraídos para os grupos aniônicos e deslocam os íons Na+ com cargas menores para a água, ou seja, um tipo de íon é trocado pelo outro.

Um processo utilizado em grande escala para o abrandamento de água municipal é o calcário-barrilha, a água é tratada com calcário, CaO e cinzas de barrilha, Na2CO3,esse processo precipita os íons Ca2+ como CaCO3 e Mg2+ como Mg(OH)2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com