TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INDICADORES FINANCEIROS

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 13

Matriz de atividade em equipe*

Módulo: 3

Atividade: CONSOLIDAÇÃO DAS ATIVIDADES INDIVIDUAIS

Título: OBTENÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIRO DA EMPRESA PAULISTA S.A.

Aluno:

Disciplina: AFADEEAD

Turma: T0158_0715 EQUIPE 9

Introdução: Parecer Final

O balanço patrimonial consiste numa das demonstrações contábeis obrigatórias. É uma apresentação estática, porque revela a situação patrimonial em uma determinada data, e sintética porque contas da mesma natureza são agrupadas em uma única rubrica. A demonstração de resultados serve, dentre outros motivos, para identificarmos o lucro, vendas, custos e despesas de determinado período.

O presente trabalho tem por objetivo a obtenção e análise dos indicadores de rentabilidade, de estrutura de capital, de atividades, de liquidez corrente e seca, bem como mostrar a composição da estrutura do balanço patrimonial e da D.R.E., da empresa Paulista S.A., nos períodos de 2011, 2012, 2013 e 2014.

A análise desses indicadores tem como propósito refletir a situação econômica, financeira e a eficiência operacional da empresa.

A partir dos estudos feitos no material apresentado, da empresa Paulista S.A., e considerando os indicadores de atividade, serão mostrados os ciclos operacional e financeiro.

Análise dos índices referentes a todas as categorias

RENTABILIDADE, em %

2011

2012

2013

2014

RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO

-6,2

-31,4

9,4

14,5

RETORNO SOBRE O TOTAL DO ATIVO

-4,5

-19,6

6,0

9,6

MARGEM BRUTA

34,0

34,8

38,5

41,3

MARGEM DA ATIVIDADE

-6,6

-1,0

6,8

8,5

MARGEM LÍQUIDA

-5,8

-21,3

6,7

10,6

RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Indicador que demonstra a capacidade de a empresa agregar valor a ela mesma com seus recursos. Observa-se que a empresa saiu de uma situação ruim do final de 2012 para uma situação confortável ao final de 2014.

RETORNO SOBRE O TOTAL DO ATIVO

Indicador similar ao ROE, porém tem como finalidade a utilização dos dois indicadores em conjunto para analisar a alavancagem da empresa e o seu crescimento. Como observamos uma melhora nos indicadores ao longo dos 4 anos, podemos notar que a administração da empresa foi acertada.

MARGEM BRUTA

Demonstra o percentual sobre o faturamento líquido que a operação agrega, ou seja, Fat. Liquido – CMV. Percebe-se um leve aumento na margem bruta, o que é bom para a empresa.

MARGEM DA ATIVIDADE

Margem Bruta menos despesas operacionais. Demonstra o percentual do faturamento líquido que corresponde ao ebit.

MARGEM LÍQUIDA

Demonstra o percentual do faturamento líquido o lucro/prejuízo do exercício representa.

Através dos números do balanço da empresa, podemos observar que a empresa sai de uma situação de prejuízo em 2011 e 2012, para uma realidade de lucro liquido em 2013 e 2014, frutos de uma boa gestão. Empresa cresceu o ROE e ainda assim aumentou o ROA, demonstrando que a alavancagem foi bem administrada pelos diretores da empresa. Empresa trabalhou fortemente na melhoria da margem da operação, controle de despesas, resultando na melhoria de suas margens. Apesar de no ano de 2014 empresa ter um resultado não operacional significativo, o que melhorou os indicadores naquele ano, julgamos que a administração da empresa no período foi assertiva, pois se desconsiderarmos este fator, os indicadores ficariam ligeiramente abaixo do ano de 2013, porém com uma divida 83% maior em relação ao ano anterior.

ESTRUTURA DE CAPITAL, em %

2011

2012

2013

2014

RELAÇÃO CAPITAL DE TERCEIROS - ATIVO TOTAL

 27,0%

37,5% 

36,8% 

33,8% 

RELAÇÃO CAPITAL DE TERCEIROS - PATR LÍQUIDO

 37,0%

59,9%

58,2% 

51,0% 

RELAÇÃO ATIVO TOTAL - PATR LÍQ, nº de vezes

 1,37

1,60

1,58

1,51

PERFIL DO ENDIVIDAMENTO

76,6%

59,7%

62,2%

62,0%

IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DE LONGO PRAZO

79,3%

78,0%

72,6%

67,1%

RELAÇÃO CAPITAL DE TERCEIROS – ATIVO TOTAL

A relação capital de terceiros-ativo total revela a porcentagem do investimento total da empresa que se encontra financiada por capital de terceiros. Ou seja, mostra que, a cada R$ 100,00 aplicados no ativo, quantos reais provêm de fontes de financiamento não próprios.

Na empresa Paulista S.A., observamos nos quatro anos analisados que houve um aumento do grau endividamento de 2011 para 2012, onde os índices variaram entre 27,0% e 37,5%, respectivamente. Nos anos seguintes houve redução desses índices, mostrando que houve necessidade de investimentos com capital de terceiros em 2012, sendo amortizados, parcialmente, nos anos seguintes.

RELAÇÃO CAPITAL DE TERCEIROS – PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A relação capital de terceiros-patrimônio líquido atesta o nível de endividamento da empresa – nesse caso, em relação aos recursos próprios.

A necessidade de investimentos da empresa provocou uma elevação da utilização de capital de terceiros em relação ao patrimônio líquido. Percebemos um acréscimo de 2011 para 2012 e uma estabilidade, com sinais de redução nos anos seguintes.

RELAÇÃO ATIVO TOTAL – PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Esse fator indica quanto uma unidade monetária de capital próprio consegue alavancar em ativos.  O Fator de Alavancagem aumenta à medida que a empresa eleva a proporção de dívidas contraídas em relação ao patrimônio líquido.

Então, verificamos que a empresa Paulista apresentou um fator de alavancagem crescente, a partir de 2011, e, em 2012, no início do período de crescimento do seu endividamento, apresentou o fator de alavancagem de 1,60 vezes, indicando que cada real de patrimônio líquido consegue alavancar 1,60 em ativos.  

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO

O perfil de endividamento expressa o percentual de dívidas, no curto prazo, em relação ao passivo total.

Esse índice também se mostra positivo, pois a empresa saiu de um endividamento, no curto prazo, de 76,6%, em 2011, para 59,7%, em 2012, e manteve-se nos anos seguintes num patamar de 62,0%.

IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DE LONGO PRAZO

A imobilização de recursos permanentes revela a porcentagem dos recursos permanentes que se encontra imobilizada em ativos também permanentes.

O indicador mostra que o investimento no ativo não circulante, absorvia menos de 80% dos recursos permanentes da empresa, constituídos de dívidas de longo prazo mais capital próprio, em 2011, e manteve-se decrescente nos anos seguintes.

Do ponto de vista financeiro, a empresa PAULISTA S.A. se encontra em boas condições.

Nos quatro últimos anos, esta não apresentou problemas envolvendo dependência a capitais de terceiros. Pelo contrário, possui um endividamento entre 27 a 37,5%, apresentando maior valor no ano de 2012, época em que  contraiu alguns financiamentos.

A empresa não depende muito de terceiros e o perfil de sua dívida é satisfatório, uma vez que possui um ativo circulante bem superior ao passivo circulante.  

Nota-se ainda que a empresa reduziu o seu imobilizado, transformando-o em 33investimentos, melhorou também o saldo em aplicações financeiras. Desta forma a empresa goza da tranquilidade de boa saúde financeira a curto e longo prazo.

LIQUIDEZ, em nº de vezes

2011

2012

2013

2014

CORRENTE

 1,79

1,76

1,89

2,24

SECA

 1,15

1,30

1,50

1,79

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da empresa, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:

ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE:

Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

Fórmula: Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.

Resultado da Liquidez Corrente :

Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.

ÍNDICE DELIQUIDEZ SECA

Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Fórmula : Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Fórmula : Liquidez Seca=  Ativo Circulante – Estoques – Despesas Antecipadas /Passivo Circulante.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ IMEDIATA

Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL

Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes valores também são obtidos no balanço patrimonial.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.

ATIVIDADE, em dias

2011

2012

2013

2014

GIRO DO DO ATIVO TOTAL, em nº de vezes

 0,78

 0,87

 0,91

 0,95

PRAZO MÉDIO DE ESTOCAGEM

 94

60

52

61

PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO

70

70

62

66

PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO

35 

25

25

25

CICLO OPERACIONAL

164

130

114

127

CICLO FINANCEIRO

129 

105

89

102

GIRO DO ATIVO TOTAL

Revela que nos quatro anos verificados a empresa Paulista S.A , teve um pequeno aumento e é um indicador de intensidade de capital, mostrando que a empresa tem que fazer mais com menos.

        

PRAZO MÉDIO DE ESTOCAGEM

Este índice mostra o prazo médio de renovação do estoque. No período estudado mostra que houve uma redução, o que é um sinal positivo, pois quanto menor melhor. Atesta que, em 2011, o giro do estoque era, em média 4 vezes ao ano, ou seja, 360/94=3,83. Nos anos seguintes esse giro aumentou, tendo seu pico, em 2013, quando a empresa conseguiu girar o estoque, em média, 7 vezes.

PRAZO MÉDIO DO RECEBIMENTO

É um indicador que demonstra o poder de pressão da empresa sobre seus clientes. Os números mostram uma boa redução deste prazo. Em 2011, o prazo médio decorrido entre a venda e o recebimento, era de 70 dias, permanecendo em 2012, enquanto que nos anos seguintes, de 2013 e 2014, houve uma sensível melhora, quando esse indicador foi reduzido a 62 e 66 dias, respectivamente.

PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO

Demonstra o poder de barganha da empresa em relação aos seus fornecedores. No período de 2011 a 2014, houve uma boa redução. Em 2011, o prazo médio de pagamento era de 35 dias, e foi reduzido nos anos seguintes, de 2012 a 2014, para 25 dias.

CICLO OPERACIONAL

Mostra o prazo de investimento realizado pela empresa, e que no período de quatro anos a Paulista S.A obteve uma redução. A empresa exibiu um PMR de 70 dias, em 2011, que, conjugado com o PME de 94 dias, resultou em um ciclo operacional (CO) de 164 dias. Nos anos seguintes, a empresa conseguiu uma significativa redução, tendo seu nível mais baixo, em 2013, quando atingiu 114 dias.

CICLO FINANCEIRO

Mostra o financiamento concedido pelos fornecedores, a contar do momento da compra. Notamos que, mesmo com a redução no ciclo operacional, ainda há uma diferença grande desfavorável a empresa, no que se refere ao ciclo financeiro, pois este tem girado em torno de 100 dias mostrando que a empresa tem grande necessidade de capital de giro.

Análise vertical: composição da estrutura e evolução do balanço patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

 

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

PAULISTA S.A. - Controladora

Balanços Patrimoniais, 2011-2014

Em R$ mil)

ATIVO

2011

2012

2013

2014

Caixa e bancos

1.721

1.329

1.062

2.846

Aplicações financeiras

24.378

31.392

73.913

81.277

Clientes

90.018

95.024

85.837

103.588

Adiantos s/contratos de câmbio

-6.582

-4.624

-1.299

-1.538

Provisão para devedores duvidosos

-4.484

-5.989

-8.617

-8.459

Estoques

66.964

44.702

37.332

47.303

Contas a receber por vendas de ativos

4.083

7.914

10.235

517

IR e contrib. social diferidos

0

0

0

11.565

Outros ativos

10.688

5.023

6.844

8.835

Despesas antecipadas

0

1.585

5.537

2.405

ATIVO CIRCULANTE

186.786

176.356

210.844

248.339

 

 

 

 

 

Realizável a longo prazo

36.541

42.131

33.220

35.971

Investimentos

98.681

98.902

113.257

130.653

Imobilizado

162.220

118.622

109.301

109.387

Diferido/intangível

19.739

11.710

6.996

4.755

ATIVO NÃO CIRCULANTE

317.181

271.365

262.774

280.766

TOTAL DO ATIVO

503.967

447.721

473.618

529.105

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2011

2012

2013

2014

Fornecedores

31.642

17.211

17.353

16.334

Financiamentos

26.757

9.203

15.782

18.777

Salários e encargos sociais

22.720

9.327

15.315

18.530

Contas a pagar

13.735

12.039

18.117

20.469

Provisão para contingências

0

17.626

24.080

14.304

Dividendos propostos

482

0

5.695

10.069

Prov IR e contribuição social

5.586

0

0

0

Impostos a pagar

3.382

5.865

5.626

10.561

Provisão para reestruturação

0

28.835

9.808

1.821

PASSIVO CIRCULANTE

104.304

100.106

111.776

110.865

 

 

 

 

 

Empresas controladas e coligadas

5.097

7.586

9.219

11.530

Financiamentos

23.039

55.573

52.255

56.222

Outros passivos

3.732

4.531

1.127

176

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

31.868

67.690

62.601

67.928

 

 

 

 

 

Capital social

304.618

304.618

273.510

273.510

Reserva de capital

9.450

9.450

9.450

9.450

Ações em tesouraria

-3.017

-3.035

-5.236

-6.680

Reservas de lucros

5.806

0

21.517

74.032

Lucros (prejuízos) acumulados

50.938

-31.108

0

0

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

367.795

279.925

299.241

350.312

 

 

 

 

 

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

503.967

447.721

473.618

529.105

PAULISTA S.A. - Controladora

Balanços Patrimoniais, 2011-2014

Em R$ mil e em % - Análise Vertical

ATIVO

2011

 

2012

 

2013

 

2014

 

Caixa e bancos

1.721

 

1.329

 

1.062

 

2.846

 

Aplicações financeiras

24.378

5%

31.392

7%

73.913

16%

81.277

15%

Clientes

90.018

18%

95.024

21%

85.837

18%

103.588

20%

Adiantos s/contr de câmbio

-6.582

 

-4.624

 

-1.299

0%

-1.538

 

Provisão p/ dev duvidosos

-4.484

 

-5.989

 

-8.617

 

-8.459

 

Estoques

66.964

13%

44.702

10%

37.332

8%

47.303

9%

Contas a rec p/ vendas de ativos

4.083

 

7.914

 

10.235

 

517

 

IR e contrib. social diferidos

0

 

0

 

0

 

11.565

 

Outros ativos

10.688

 

5.023

 

6.844

 

8.835

 

Despesas antecipadas

0

 

1.585

 

5.537

 

2.405

 

ATIVO CIRCULANTE

186.786

37%

176.356

39%

210.844

45%

248.339

47%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizável a longo prazo

36.541

7%

42.131

9%

33.220

7%

35.971

7%

Investimentos

98.681

20%

98.902

22%

113.257

24%

130.653

25%

Imobilizado

162.220

32%

118.622

26%

109.301

23%

109.387

21%

Diferido/intangível

19.739

4%

11.710

3%

6.996

 

4.755

 

ATIVO NÃO CIRCULANTE

317.181

63%

271.365

61%

262.774

55%

280.766

53%

TOTAL DO ATIVO

503.967

100%

447.721

100%

473.618

100%

529.105

100%

PASSIVO E PATR LÍQUIDO

2011

 

2012

 

2013

 

2014

 

Fornecedores

31.642

6%

17.211

4%

17.353

4%

16.334

3%

Financiamentos

26.757

5%

9.203

 

15.782

3%

18.777

4%

Salários e encargos sociais

22.720

5%

9.327

 

15.315

3%

18.530

4%

Contas a pagar

13.735

3%

12.039

3%

18.117

4%

20.469

4%

Provisão para contingências

0

 

17.626

4%

24.080

5%

14.304

3%

Dividendos propostos

482

 

0

 

5.695

 

10.069

 

Prov IR e contribuição social

5.586

 

0

 

0

 

0

 

Impostos a pagar

3.382

1%

5.865

 

5.626

 

10.561

 

Provisão para reestruturação

0

 

28.835

6%

9.808

 

1.821

 

PASSIVO CIRCULANTE

104.304

21%

100.106

22%

111.776

24%

110.865

21%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Empr controladas e coligadas

5.097

 

7.586

 

9.219

 

11.530

2%

Financiamentos

23.039

5%

55.573

12%

52.255

11%

56.222

11%

Outros passivos

3.732

 

4.531

 

1.127

 

176

 

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

31.868

6%

67.690

15%

62.601

13%

67.928

13%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capital social

304.618

60%

304.618

68%

273.510

58%

273.510

52%

Reserva de capital

9.450

 

9.450

2%

9.450

 

9.450

 

Ações em tesouraria

-3.017

 

-3.035

-1%

-5.236

 

-6.680

 

Reservas de lucros

5.806

 

0

 

21.517

5%

74.032

14%

Lucros (prejuízos) acumulados

50.938

10%

-31.108

-7%

0

 

0

 

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

367.795

73%

279.925

63%

299.241

63%

350.312

66%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL PASSIVO E PATR. LÍQUIDO

503.967

100%

447.721

100%

473.618

100%

529.105

100%

Obs.: Porcentagens iguais ou inferiores a 2% foram desconsideradas

Análise vertical: composição da estrutura e evolução da demonstração do resultado (DRE)

A análise vertical permite extrair relacionamentos percentuais entre itens pertencentes à mesma Demonstração Financeira, ela nos fornece uma idéia da representatividade de determinado item ou subgrupo de uma Demonstração Financeira relativamente a determinado total ou subtotal tomado como base nas contas do ativo (caixa, bancos, clientes, estoques, etc).

Ela possui especial importância na DRE, permitindo expressar os vários itens (contas) em relação às receitas líquidas, dentro das despesas ela permite representar cada uma em relação ao total de despesas, além de outros relacionamentos.

A análise vertical é para um único ano, fixando nossos olhos e esforços num sentido vertical. Ela pode ser analisada pelo índice da fórmula: conta (ou grupo de contas) / ativo total (ou passivo total) x 100. De maneira resumida a analise vertical permite mostrar o percentual de participação relativa de cada item do Balanço Patrimonial e da DRE em relação ao seu respectivo grupo e ao total a que pertence.

Ex: a Paulista S.A apresentou no Balanço Patrimonial de 2014 um subgrupo de contas com bons índices (caixa, bancos, clientes, estoques, despesas antecipadas, contas a receber por venda de ativos, etc), somado isso e dividido pelo total do ativo trará uma boa representatividade ao subgrupo de contas com base nas contas do ativo. E uma DRE com saldo positivo nas receitas líquidas superando suas despesas, desta forma ela conseguiu obter lucro.

A análise horizontal demonstra uma avaliação de evolução ou não em intervalos sequenciais de tempo através de índices, a fim de caracterizar tendências, compara valores ou índices de dois ou mais anos, dessa maneira nossos olhares e esforços fixam um sentido horizontal para identificar os caminhos trilhados pela empresa e possíveis tendências

Ex: a Paulista S.A no Balanço Patrimonial é possível notar que em 2011 a empresa foi bem com bons números, já em 2012 e 2013 ela apresentou uma perda considerável comparado a 2011, conseguindo se recuperou em 2014 com índices melhores que de 2011. Na DRE tanto em 2011 quanto em 2012 ela apresentou saldo negativo, e vem se recuperando em 2013 e 2014 aumentando as vendas, e obtendo saldo positivo conseguindo cobrir suas despesas e gerar lucro.

PAULISTA S.A. - Controladora

Demonstrações de Resultado, 2011-2014

(Em R$ mil)

2011

2012

2013

2014

VENDAS REALIZADAS

464.156

488.915

494.859

566.141

Impostos sobre vendas

-71.371

-75.683

-76.305

-89.749

RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS

392.785

413.232

418.554

476.392

Custo dos produtos vendidos

-259.084

-269.596

-257.241

-279.740

LUCRO BRUTO

133.701

143.636

161.313

196.652

(DESP.) RECEITAS OPERACIONAIS:

 

 

 

 

Vendas

-93.766

-93.410

-98.361

-120.981

Gerais e administrativas

-65.821

-54.367

-34.438

-35.252

RESULTADO DA ATIVIDADE

-25.886

-4.141

28.514

40.419

Receitas financeiras

16.177

33.397

32.951

32.595

Despesas financeiras

 

-25.586

-21.490

-39.528

Equivalência patrimonial

-3.853

-7.014

-6.126

2.927

Amortização de diferido

-1.075

-11.960

-8.212

-6.205

Outras receitas (despesas)

-9.218

-9.341

-4.415

20.707

Despesas com reestruturação

0

-48.891

0

0

RESULTADO OPERACIONAL

-23.855

-73.536

21.222

50.915

Outras receitas (despesas)

938

-14.316

7.003

-264

LLAIR e contribuição social

-22.917

-87.852

28.225

50.651

Imp. de renda e contrib social

-6

0

0

0

RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCICIO

-22.923

-87.852

28.225

50.651

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com