TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deformação elástica

Projeto de pesquisa: Deformação elástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1

O somatório dos RA’s é 8 (7+1) e equivale a 2750 lbf segundo a tabela sugerida.

2750 lbf = 12.232 N

Passo 2

As principais falhas que são calculadas e testadas em ensaios para nos projetos de maquinas mecânicos são:

1-Deformação Elástica

Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.

Um exemplo de deformação elástica é a sofrida por uma mola ou elástico quando sujeita a tensões.

2 –Escoamento

Limite de escoamento ou tensão de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke (T = K.x) e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Ou seja, é uma regiao especifica do grafico tensao x deformação.

3- Indentação

O teste de indentação muito utilizado para avaliação da dureza superficial em diferentes tipos de materiais. Devido à sua versatilidade, esta metodologia também é utilizada para avaliar diferentes propriedades mecânicas, principalmente em materiais sinterizados como, por exemplo, o carboneto de tungstênio com cobalto (WC-Co). Este material é usado na fabricação de ferramentas de corte, uma vez que possui altas dureza e resistência à compressão, porém baixa tenacidade à fratura, diminuindo sua vida útil quando submetido a severas condições de desgastes e à fratura. Mede a capacidade de resistência do corpo de provas a uma deformação exercida estabelecendo a relação de dureza do material.

4- Fratura

Consiste na separação do material em 2 ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.

Fratura Frágil

Não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material

5- Fadiga

Ocorre quando peças ou componentes estão submetidos a esforços cíclicos aparecem caracterizada pela formação e propagação lenta de trincas microscópicas causada por fratura frágil em materiais dúcteis que são Responsável por 90% das Falhas em componentes e peças. Por isto é necessárias analise de fadigas nos projetos, para estimar a vida dos elementos submetidos a carregamentos cíclicos.

O método mais confiável é através de testes realizados na própria estrutura. como demandam tempo e dinheiro, utiliza-se corpo de provas com o material usado.

Exemplos de protótipos:

Os ensaios com material poder ser com limite definido ou com limite indefinido.

Os esforços durante os ensaios são alternados para levar à fadiga podem ser:

O ensaio mais usual, realizado em corpos de prova extraídos de barras ou perfis metálicos, é o de flexão rotativa.

Este ensaio consiste em submeter um corpo de prova a solicitações de flexão, enquanto o mesmo é girado em torno de um eixo, por um sistema motriz com conta-giros, numa rotação determinada e constante.

Resultados do ensaio de fadiga curva s-n ou curva wohler.

A resistência à fadiga pode ser melhorada sempre que possível, deve-se evitar a concentração de tensões.

Por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com