TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda, Oferta

Casos: Demanda, Oferta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

1 NOÇÕES DE ECONOMIA

O problema da escassez

A escassez é a principal preocupação da economia. É em razão de sua existência que surge a necessidade do estudo da economia. Quando tratamos do problema da escassez, é necessário precisar que esse fenômeno está presente em todas as sociedades. Isso decorre do fato de necessidades humanas serem bastante variáveis no decorrer do tempo.

Essas necessidades são dinâmicas porque os bens produzidos na economia não satisfazem a todos os indivíduos. Esse fenômeno está presente tanto em sociedades pobres como nas mais ricas. Mesmo em países como os Estados Unidos, há algumas necessidades não satisfeitas pela população, ou seja, os bens produzidos não estão disponíveis a todos. Além disso, o fenômeno da escassez adquire uma característica social na medida em que muda de acordo com o grau de desenvolvimento de uma sociedade.

Com a evolução das sociedades, o homem passa a ter necessidade de coisas que até então não existiam. Antes da descoberta do antibiótico, o homem morria em decorrência de uma simples infecção. Hoje, o homem doente tem acesso a esse medicamento, que é produzido comercialmente com a finalidade de atendê-lo nessa sua necessidade. Assim, novas necessidades surgem a cada dia. Além disso, na medida em que cresce o poder aquisitivo de um indivíduo, suas necessidades também adquirem características diversas, ou seja, seus hábitos de consumo se alteram:

Definição de economia

Baseando-nos na noção de escassez, podemos entender o objeto da ciência econômica. Há um consenso em torno da definição da economia como a ciência que busca administrar os recursos escassos perante as necessidades das mais diversas ordens. Assim, os objetos da economia seriam:

• a produção de bens econômicos capazes de satisfazer as necessidades humanas;

• a busca da garantia do bem-estar social geral; e

• propiciar condições para o desenvolvimento das nações.

Nessa medida, a economia busca analisar os processos de produção, distribuição e consumo de bens econômicos na sociedade.

A economia, apesar de utilizar-se com freqüência da matemática como ferramenta, é considerada uma ciência social porque busca explicar como os homens se relacionam na sociedade com vistas à produção, ao consumo e às trocas de bens econômicos.

Sistemas econômicos

Os sistemas econômicos permitem às sociedades organizarem-se a fim de tomarem as decisões do que produzir, para quem produzir e como produzir. Na realidade, seria todo o conjunto de regras e regulamentos que permitem a realização das atividades econômicas. Os sistemas econômicos são classificados em: Economia planificada, Economia de mercado e Economia mista.

Economia de mercado

As decisões na economia seriam tomadas pelos indivíduos. Os agentes econômicos teriam plena liberdade para produzir o que bem entendessem, na quantidade que desejassem e utilizando as tecnologias que achassem mais adequadas. A produção ocorreria em função da oferta e da procura. À medida que ocorresse aumento na procura por determinado produto, novos fabricantes entrariam nesse mercado para suprir essa nova procura. Quando ocorresse a situação de redução na procura, alguns produtores sairiam desse setor e passariam a produzir outros bens onde a procura fosse mais elevada. Aqui, não ocorreria a interferência do Estado na esfera produtiva.

Bens econômicos

Podemos definir bem corno algo capaz de satisfazer as necessidades humanas. Desse modo, podemos dividir os bens em dois grandes grupos, de acordo com sua disponibilidade:

Bens livres: São aqueles que existem na natureza em quantidades ilimitadas e que podem ser obtidos sem grandes esforços.

Bens econômicos: São bens escassos e capazes de satisfazer as necessidades humanas. São obtidos no processo de produção, por meio dos recursos produtivos existentes na sociedade.

Por sua vez, os bens econômicos podem ser classificados em:

Materiais: Bens produzidos na economia (roupas, alimentos etc.).

Imateriais ou intangíveis: Serviços, utilização de marcas etc.

Ainda quanto ao destino, podemos classificá-los em:

Bens de consumo: Destinados a satisfazer as necessidades do usuário final, ou seja, eles estão prontos para serem utilizados.

Podem ser duráveis ou não duráveis.

Bens de capital: São aqueles que possibilitam a produção de outros bens. Ex.: máquinas e equipamentos.

Recursos produtivos ou forças produtivas

São os fatores que permitem a produção e a fabricação de todas as mercadorias utilizadas na economia:

FATORES PRODUTIVOS REMUNERAÇÃO DOS FATORES

Trabalho Salários

Capital Juros

Capacidade Empresarial Lucros

Terra Renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com