TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda, Oferta E Equilíbrio: Uma Visão Geral

Trabalho Escolar: Demanda, Oferta E Equilíbrio: Uma Visão Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO: UMA VISÃO GERAL

Oferta e Demanda é um modelo para se obter uma relevância prática e eficiente da ciência econômica, em que será feito análises de essencial importância sobre o que o próprio nome já diz, podendo-se aplicar a uma vasta variedade de questões de grande importância. Com esse modelo é possível obter a compreensão e a previsão de como as variações nas condições econômicas mundiais podem afetar o preço de mercado e a produção. Instrumento-chave da microeconomia, esse conceito faz uma explanação acerca de preços, bens e suas quantidades no que se diz respeito ao mercado e suas possíveis variações.

No mercado, a demanda mostra a quantidade que os eventuais compradores estão dispostos a comprar para cada preço unitário de um produto. A demanda pode ser representada por uma tabela ou gráfico que relaciona a quantidade demandada com o preço. Em geral, a quantidade demandada e o preço estão inversamente relacionados, o que pode afetar a demanda, ou seja, quanto mais alto é o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas a comprá-lo, quando o preço de algo sobe, o poder de compra diminui e os consumidores mudam para bens mais baratos, o que causa do efeito de substituição.

A oferta relaciona-se entre o preço de um bem e quantidade que os fornecedores colocam à venda para cada preço desse bem. A oferta é normalmente representada por um gráfico que relaciona o preço com a quantidade ofertada. No caso da oferta também há casos que á afeta. Por exemplo, quando um produto oferecido ao mercado tem seu preço elevado, sem que haja uma contrapartida de valor agregado, a demanda diminui, ou seja, o volume vendido e a quantidade de clientes interessados são menores. No outro lado da moeda estão os mercados onde há muitos competidores e muita oferta de um mesmo produto. Estes ganham dinheiro baseados no volume de vendas de produtos com baixo preço, em outras palavras, quanto maior for o preço pelo qual uma mercadoria pode ser vendida, mais produtores estarão dispostos a fornecê-la, pois o preço alto incentiva a produção. Por outro lado, para um preço abaixo do equilíbrio, há uma falta de bens ofertados em comparação com a quantidade demandada pelo mercado. Isso faz com que o preço caia.

O modelo de oferta e demanda prevê que, para curvas de oferta e demanda, o preço e a quantidade se estabilizarão no preço em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Esse ponto é a interseção das duas curvas, a que chamamos de equilíbrio do mercado. O equilíbrio é designado pelo preço que iguala oferta e demanda, ou seja, a quantidade demandada de um bem se iguala a quantidade ofertada desse mesmo bem, estando o preço em equilíbrio podemos dizer que os compradores compraram o que desejavam comprar e os vendedores venderam o que desejavam vender. Diz-se que o mercado esta em equilíbrio quando o preço não mostra tendência a mudar. Esse preço é atingido quando a quantidade demandada de um bem é igual à quantidade ofertada desse mesmo bem. Nesse ponto não existe nem excesso nem escassez do bem, de forma que compradores e vendedores se encontram plenamente satisfeitos. Para uma determinada quantidade de um produto, o ponto do preço na curva da demanda permite determinar o valor, ou utilidade em uma margem para os consumidores para essa unidade de produto. Ele indica a quantia que um consumidor estaria disposto a pagar por aquela unidade específica do bem e o preço no ponto de equilíbrio é determinado pela conjugação da oferta e demanda. Em muitos mercados, tanto a demanda quanto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com