TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de zeladores em favor do aumento de salários e benefícios na categoria em frente à Prefeitura no centro do Rio

Artigo: Demonstração de zeladores em favor do aumento de salários e benefícios na categoria em frente à Prefeitura no centro do Rio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 6

Um grupo formado por cerca de 500 garis, segundo a Polícia Militar, fazia uma nova manifestação a favor do aumento do salário e dos benefícios da categoria em frente à Prefeitura do Rio, no Centro da cidade, desde as 11h desta sexta-feira (7). Policiais do Batalhão de Choque da PM faziam a segurança da região durante o ato, que transcorria de forma pacífica.

saiba mais

Presidente da Comlurb diz que ruas do Rio ficarão limpas em dois dias

Vídeo mostra prefeito do Rio atirando lixo durante entrevista na rua

Pontos turísticos do Rio têm lixo acumulado com greve de garis

GALERIA DE FOTOS: Com garis em greve, ruas do Rio são tomadas por lixo

Comlurb diz que greve está acabada, apesar de decisão de garis

Garis trabalham com escolta da Guarda Municipal no Rio

Gari símbolo do carnaval apoia paralisação da categoria no Rio

Após fim de semana, ruas do Rio amanhecem tomadas por lixo

Por volta das 14h, após caminhar pela Avenida Presidente Vargas, o grupo fechou a Avenida Rio Branco, a caminho da Câmara Municipal, na Cinelândia, onde chegou às 14h30, liberando a Rio Branco. Por volta das 15h30, os garis interditaram a Rua Araujo Porto Alegre e caminhavam em direção ao Ministério do Trabalho, também no Centro.

A paralisação parcial dos garis ocorre desde o sábado (1°) de carnaval. Na manhã desta sexta, diversas vias do Rio ainda apresentavam lixos acumulados. Na Rua do Rezende, no Centro, móveis velhos incrementavam a sujeira e bloqueavam a calçada em torno de 10h30. "A gente tem que ficar andando no meio da rua, sem contar as moscas que ficam rondando né", contou Altino Pereira Reis, comerciante.

Nas ruas Presidente Barroso, na Cidade Nova, esquina com Avenida Salvador de Sá também havia uma pilha de lixo. Por volta de 10h10, no entanto, a região da Lapa, também no Centro, apresentava cenário diferente, com pouco lixo na região.

Na Tijuca, Zona Norte da cidade, no entanto, em torno de 10h40, havia entulhos na Avenida Heitor Beltrão. Sacos de lixo ocupavam a entrada da praça do local.

Já na Zona Sul, na orla de Ipanema, ainda era possível ver lixo acumulado em torno de 10h. A areia e o calçadão estavam repletos de lixeiras e algumas delas estavam lotadas.

Apesar do trabalho dos garis nesta sexta, alguns sacos de lixo ainda dividiam o espaço com ciclistas na orla de Copacabana, altura do posto 5 às 10h. (Foto: Guilherme Brito / G1)

Apesar do trabalho dos garis nesta sexta, alguns

sacos de lixo ainda dividiam o espaço com ciclistas

na orla de Copacabana, altura do posto 5 às 10h.

(Foto: Guilherme Brito / G1)

A orla de Copacabana contava, por volta deste horário, com o trabalho de várias equipes da Comlurb. Ainda era possível ver lixo, no entanto, e sentir o mau cheiro, mas havia bem menos sujeira do que no sábado (1º), quando a paralisação de um grupo de garis começou. Apesar do trabalho dos garis nesta sexta, alguns sacos de lixo ainda dividiam o espaço com ciclistas na orla de Copacabana, altura do posto 5.

Merendeiras vão parar

Além dos garis, outra categoria subordinada à Comlurb pretende paralisar as atividades na próxima segunda-feira (10). Os agentes de preparação de alimentos (APA) são funcionários da companhia de limpeza e trabalham auxiliando as merendeiras nas escolas municipais. Os agentes estão de férias escolares, mas pretendem aderir a greve dos garis, o que pode influenciar na merenda dos alunos.

Deuzimar Moreira, 54 anos, é agente de preparo de alimentos na Escola Municipal Miguel Gustavo, em Cordovil, no Subúrbio. (Foto: Guilherme Brito / G1)

Deuzimar Moreira, 54 anos, é agente de preparo de

alimentos na Escola Municipal Miguel Gustavo, em

Cordovil, no Subúrbio. (Foto: Guilherme Brito / G1)

Deuzimar Moreira, 54 anos, é agente de preparo de alimentos na Escola Municipal Miguel Gustavo, em Cordovil, no Subúrbio, há 3 anos. Ela reclama de baixos salários e da falta do adicional de insalubridade. Deuzimar afirmou que já aderiu a greve e que não deve trabalhar na segunda-feira.

"Buscamos um salário digno, insalubridade, cargo de planos e salários, salário de R$1,2 mil e melhores condições, porque tem cozinha aí que não tem nem banheiro para a gente tomar banho", reclamou.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os Agentes de Preparo de Alimento trabalham em conjunto com as merendeiras nas escolas do município. Esses agentes são funcionários da Comlurb, cuja formação é direcionada para a área de cozinha industrial. Esse conhecimento é necessário em escolas com cantinas e refeitórios de grande porte, como explicou a secretaria. De acordo com o órgão, os agentes prestam serviço às escolas desde 2009. Até as 13h25, a secretaria não respondeu sobre o quanto as aulas poderiam ser afetadas caso esses agentes entrassem em greve.

Ruas limpas em dois dias

O presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Vinícius Roriz, afirmou no começo da noite desta quinta-feira (6) que as ruas do Rio estarão limpas em dois dias. Segundo Roriz, nesta quinta, com escolta privada acompanhando os caminhões da Comlurb, foi coletado 65% do lixo que estava espalhado nas ruas. Isso equivale a 6 mil toneladas de resíduos, de acordo com ele. Roriz enfatizou que a limpeza urbana estará normalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com