TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contábeis

Monografias: Demonstrações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

Demonstrações Contábeis

Exercício social: é o espaço de tempo, objeto da apuração do resultado da gestão, terá duração de um ano e será fixado estatuto social; contudo, ele poderá ter duração inferior ou superior a um ano nos casos de constituição, fusão, cisão, incorporação ou encerramento de atividades.

Demonstrações financeiras: apresentar informação sobre a posição patrimonial e financeira do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões deverão ser elaboradas no encerramento do exercício, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras:

 O balanço patrimonial;

 A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (mutações do patrimônio líquido, no caso de companhias abertas);

 A demonstração do resultado do exercício;

 A demonstração do fluxo de caixa;

 A demonstração do valor adicionado (no caso de companhias abertas);

 Notas explicativas

Essas demonstrações financeiras têm em vista apresentar principalmente aos usuários externos da contabilidade o resultado da gestão e a situação patrimonial da empresa e deverão ser elabora no encerramento do exercício com base na escrituração contábil.

As demonstrações contábeis tem por finalidade segundo o item 9 do pronunciamento técnico CPC 26 (R1), apresentar de forma estruturada a posição patrimonial e financeira e o desempenho da entidade.

As demonstrações contábeis têm por objetivo proporcionar informação a respeito da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.

Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas, despesas, ganhos, perdas, alterações no capital próprio mediante integralizações de capital dos proprietários e distribuição a eles.

Balanço patrimonial

No balanço patrimonial são apresentados os elementos que compõem o patrimônio de uma companhia em determinado momento com seus valores, permitindo a análise da situação patrimonial e financeira da mesma.

Classificação do ativo

O ativo, quando de sua estruturação, é dividido nos seguintes grupos:

 Ativo circulante;

 Ativo não circulante

Ativo circulante:

Em síntese, pode-se dizer que serão classificados no ativo circulante o dinheiro em caixa e os bens e direitos que serão transformados em dinheiro durante o ciclo operacional da empresa ou o exercício social seguinte, quando este for menos, além, é claro, das despesas do exercício seguinte.

A exceção a regra de classificação do ativo no circulante quando ele se realizar no exercício seguinte ocorre em relação aos adiantamentos ou empréstimos concedidos a diretores, acionistas, participantes do lucro, coligadas e controladas.

O ativo circulante deverá ser subdividido em disponibilidades, direitos realizáveis no curso do exercício seguinte. Assim, o ativo circulante será dividido, em:

 Disponibilidades;

 Direitos realizáveis;

 Despesas no exercício seguinte;

Disponibilidades: nesse subgrupo são classificados o dinheiro em caixa, numerários em contas bancárias, as aplicações financeiras de curtíssimo prazo disponíveis na data do balanço e o numerário em transito de qualquer natureza; em outras palavras, elas representam o dinheiro em mãos e aquele depositado em bancos, ou seja, os recursos disponíveis na data da elaboração das demonstrações financeiras. São os recursos financeiros que se encontram a disposição imediata da empresa e compreendem os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários a vista e os títulos de liquidez imediata. Exemplos: caixa, bancos, aplicações de liquidez imediata e numerário em transito.

Direitos realizáveis (créditos): nesse subgrupo, são classificados os direitos de crédito oriundos de receitas de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou decorrentes de outras transações que geram valores a receber. Também se classificam nesse subgrupo, de acordo com a legislação societária, os estoques de mercadorias para revenda, matérias-primas, produtos em elaboração e produtos prontos. Exemplos: clientes, duplicatas a receber, aluguéis a receber, PCLD, estoques, adiantamentos a funcionários, adiantamentos a fornecedores, impostos a recuperar, duplicatas descontadas, contas a receber, adiantamento de viagens, animais para abate, cheques a receber etc.

Despesas do exercício seguinte: são classificados nesse subgrupo os valores de despesas antecipadas que devam ser apropriados como despesa no decurso do exercício seguinte (regime de competência); referem-se a aplicação de recursos em despesas que deverão constituir um direito para a entidade. Deverão corresponder a pagamento de despesas ainda não incorridas, numa relação contratual em que o beneficiário do pagamento irá cumprir, no exercício seguinte, a obrigação correspondente ao preço já pago ou contratado. Em outras palavras, englobam todas as despesas não incorridas contratadas junto a terceiros, cuja contraprestação de serviço ainda não foi realizada. Exemplos: assinaturas pagas antecipadamente, seguros pagos antecipadamente e aluguéis pagos antecipadamente.

Ativo não circulante: são classificados no ativo não circulante todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade, de outra forma, representa valores não destinados a negociação no momento da elaboração das demonstrações financeiras. Além disso, o ativo não circulante divide-se, em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Realizável a longo prazo:

 Os direitos realizáveis após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com