TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue

Seminário: Dengue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

Itaporanga, SP, declara estado de emergência por surto de dengue

Segundo Vigilância Sanitária, cidade enfrenta maior surto da história.

São 53 casos confirmados e 47 suspeitos, e mais de 100 notificações.

A Prefeitura de Itaporanga (SP) declarou estado de emergência devido ao grande número de casos de dengue na cidade. São 53 pacientes confirmados, 47 suspeitos e mais de 100 notificações de pessoas que têm alguns dos sintomas e ainda aguardam confirmação da doença.

Segundo a Vigilância Sanitária, a cidade enfrenta o maior surto da história. Os primeiros casos foram registrados no mês de março e, entre 12 e 16 de maio, o número de pessoas com a doença aumentou 60%. Há casos de famílias inteiras que foram contaminadas.

Na maioria dos casos, o vírus da dengue é autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município. Por este motivo, equipes da Vigilância Sanitária percorrem diariamente as ruas da cidade e fazem a nebulização de inseticida para eliminar o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

O principal problema encontrado pela vigilância é conscientizar os moradores que resistem em deixar os agentes fazerem o trabalho nas casas. Por causa da dificuldade de entrar nas casas, a prefeitura não descarta a possibilidade de ir à Justiça para conseguir autorização para fazer o trabalho.

Zona oeste de São Paulo vive surto de dengue

Após bater o recorde histórico de número de casos no país e no Estado de São Paulo em 2013, a dengue agora preocupa moradores da zona oeste da capital paulista. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o bairro do Jaguaré já vive um surto da doença, com 169 casos em apenas três meses. Lapa é o segundo distrito da cidade com a maior incidência da doença: 98 casos desde o início de 2014. Nos dois distritos, o número de casos registrados nos três primeiros meses do ano já supera a soma de todos os registros de dengue notificados nesses locais nos últimos quatro anos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os tipos de habitação nos dois bairros favorecem os criadouros do mosquito Aedes aegypti. "Na Lapa, há muitas casas com jardins e piscina. Vemos moradores que ainda mantêm pratos de vasos de plantas. No Jaguaré, que tem moradias mais simples, há pessoas que acumulam água em tonéis, deixam caixas d'água destampadas", diz Vivian Ailt Cardoso, porta-voz da secretaria.

Moradora de um prédio da Lapa, a advogada Mariana Graziela Saloppa, de 33 anos, foi uma das vítimas da doença. "Comecei com uma dor abdominal, depois uma dor muito forte no corpo, mas nunca imaginei que fosse dengue." Mariana disse ter passado quatro vezes pelo médico até ter o diagnóstico correto. "Me diziam que era virose", conta. "Deveria haver uma campanha alertando os moradores sobre o risco maior da doença."

A Prefeitura afirma que já fez visitas em moradias dos dois bairros para eliminar criadouros do Aedes. Afirmou ainda que, para matar os mosquitos adultos, fez aplicação de inseticida no Jaguaré e programou para a semana que vem a mesma medida para as ruas da Lapa.

Apesar da alta na zona oeste, o número de casos registrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com