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Desafio Do Xadrez - Atps

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Por:   •  28/3/2014  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

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1. Introdução

Com o desafio proposto pela ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) é necessário pesquisar, analisar para aprender as regras do jogo de Xadrez para poder ter o conhecimento de como é o funcionamento do jogo para desenvolver uma expressão regular do movimento da peça cavalo no tabuleiro baseando-se em Linguagens Formais e Autômatos.

É preciso ter muita atenção e concentração para a tomada de decisão para a movimentação de qualquer peça no tabuleiro.

Sumario

1. Introdução 3

2. DESAFIO DO XADREZ 6

2.1. Pesquisa das regras do Xadrez 6

2.2. Notação Algébrica

2.3. Expressão Regular 6

7

2.4. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 7

3.1 RECONHECIMENTO DA ENTRADA

4. Referência bibliográfica 11

13

4.1.Sites 13

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Tabuleiro do Xadrez 7

Figura 1.2 - Tabuleiro com o movimento do Passeio do Cavalo 7

Figura 2.1 - Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Rei 9

Figura 2.2 - Tabuleiro do Xadrez com o movimento da Rainha 10

Figura 2.3 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento da Torre 10

Figura 2.4 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Bispo 10

Figura 2.5 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Cavalo 11

Figura 2.6 – Tabuleiro do Xadrez com o movimento do Peão 11

Figura 3 – Autômato finito não determinístico (AFN) 11

Figura 4 – Autômato finito determinístico (AFD) 12

2. DESAFIO XADREZ

2.1. Pesquisa das regras do Xadrez.

O jogo de Xadrez é um ótimo exercício mental, pois usa muito o raciocínio lógico, com regras universais, entretanto em qualquer lugar do mundo que se jogar esse jogo terão as mesmas regras.

Conforme pesquisa feita as características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo, precisa ter concentração para analisar em volta da peça que vai movimentar e nas possibilidades que podem acontecer, conforme a decisão tomada e a peça movimentada, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso. Teoria essa suportada por um grande número de estatísticas, embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem, depende do movimento que é feito.

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.

2.2 Notação Algébrica

Cada casa do tabuleiro recebe um endereço que é formado pela letra de sua coluna e o numero de sua linha.

As oitos linhas do tabuleiro são numeradas de 1 á 8, das brancas para as pretas.

As oitos colunas recebem letras minúsculas que vão de a á h, da esquerda para a direita em relação à posição das brancas.

Fig. 1 - Tabuleiro do Xadrez

As peças recebem letras maiúsculas:

Rei = R;

Dama = D;

Torre = T;

Bispo = B;

Cavalo = C;

Peão = A inicial P não é utilizada. A notação do peão é caracterizada pela ausência da letra P, já que os peões podem avançar apenas para frente.

2.3. Expressão Regular

ER= (C*(l+k+k)* (l+l+k)*)

Fig. 1.2 - Tabuleiro com o movimento do Passeio do Cavalo

Gramática Regular

G=({C}, {k}, {(k) (l)}, {S})

C= é o cavalo;

k= são as colunas que são representadas delas as letras a|b|c|d|e|f|g|h;

l= são as linhas que são representadas por números de 1|2|3|4|5|6|7|8;

S= é a produção inicial.

2.4 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

O Passeio do Cavalo

O Passeio do Cavalo em um tabuleiro de xadrez (ou qualquer outro tabuleiro) consiste de uma seqüência de movimentos feitos pela peça de xadrez correspondente ao cavalo, de tal maneira que cada casa do tabuleiro seja visitada exatamente uma única vez. Cada movimento

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