TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Travessa São Pedro, 417 – Belém/Pa

Curso:

Ciências Contábeis 2º Semestre (1º Bimestre)

Disciplinas:

Teorias de Administração

Economia

Aluno: Gesse Gomes do Nascimento Junior

RA: 8528975793

Titulo:

Processo de Sucessão

(Indústria de Bebida Pira)

Tutor:

Andirá Triz

Belém 15 de Setembro de 2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve por objetivo discutir e refletir sobre os problemas ligados a sucessão das empresas familiares que podem colocá-las em risco de sobrevivência. Buscou-se também, apontar as possíveis ações preventivas que buscam facilitar o processo sucessório e minimizar os conflitos que emergem nessa fase importante, delicada e inevitável no ciclo de vida dessas organizações. A sucessão ocorre em todas as empresas familiares, pois envolve a transferência de poder e capital para as novas gerações. O ciclo de vida dessas empresas apresenta quatro fases distintas (fundação, crescimento, apogeu e declínio) e está atada diretamente a biologia individual de um fundador de sucesso que floresce e decai. A sobrevivência da empresa está ligada à capacidade da família em administrar suas relações com a firma e evitar as forças centrífugas na fase de sucessão. O ditado popular “pai rico, filho nobre e neto pobre” ilustra a situação que pode ser evitada se o processo sucessório for estrategicamente planejado e organizado. Envolvem-se nesse processo o sucedido, o sucessor, a família, a empresa, o mercado e a comunidade. Entre os problemas ligados a sucessão das empresas familiares destacam-se: a pouca atenção ao planejamento da sucessão pela maior parte dos empresários; a dificuldade do fundador em transferir o poder; divergências entre sucedido e sucessores; desinteresse ou pouco preparo dos sucessores para o negócio; número excessivo de sucessores; divergências ou rivalidade entre familiares; regras da família e da empresa se misturam ou não são claras; resistência dos funcionários quanto as futuras mudanças; finalmente, insegurança dos funcionários a respeito do futuro da empresa.

As possíveis ações preventivas que podem minimizar os conflitos envolvidos na fase de sucessão e aumentar as chances de sobrevivência das empresas familiares resumem-se no planejamento da sucessão e no preparo de todos envolvidos para a condução segura do processo (sucedido, sucessor, família e empresa).

Diante das circunstâncias que se encontra a Indústria de Bebidas Pira, em que seu presidente e fundador Dr. João, irá se aposentar, com isso torna necessária a escolha de um novo gestor, entre seus filhos Paulo e Iran.

O escritório de consultoria empresarial irá traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

O ATUAL ORGANOGRAMA RESUMIDO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

TABELA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSÊNCIAS DA GESTÃO

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Conhecimento Profissional __ X

Ampliar Conhecimentos __ X

Disseminar Informações X __

Visão Global e Sistêmica __ X

Trabalho em Equipe X __

Liderança X X

Motivação __ X

Comunicação X X

Relacionamento Interpessoal X X

Resolução de Conflitos X __

Ética X X

Resiliência Emocional X __

Criatividade X X

Disposição para assumir riscos __ X

Inspirar Entusiasmo X X

Senso Crítico __ __

Proatividade __ X

Visionário __ X

Legenda: (X) competência e habilidade identificada; (—) deficiência de competência e habilidade.

No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iran será decisiva para traçar o futuro da empresa. A partir da tabela anterior de competências e habilidades desenvolvidas, indicaremos aquelas que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores, apresentando os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias.

Competências e

Habilidades Deficitárias Paulo Iran

1. Conhecimento Profissional X __ Paulo, sempre respeitou o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e este foi um dos motivos pelo quais não buscou a qualificação profissional.

2. Ampliar Conhecimentos X __ Paulo, por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldades de aplicar o novo.

3. Disseminar Informações __ X Iran, apesar de buscar informações e conhecimentos, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizando assim as tarefas e ficando sobrecarregado.

4. Visão Global e Sistêmica X __ Paulo herda ainda a visão de seu pai, centrada na execução e fatores internos.

5. Trabalho em Equipe __ X Iran sempre teve o perfil mais reservado e, pelo fato de não se comunicar bem, tem problemas ao trabalhar em equipe.

6. Motivação X __ Paulo pelo fato trabalhar na empresa da família e sem um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com