TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição E Análise Da Importância Da Radiologia Convencional Correlacionada Com A Anatomia Radiológica E Patologias Radiológicas

Ensaios: Descrição E Análise Da Importância Da Radiologia Convencional Correlacionada Com A Anatomia Radiológica E Patologias Radiológicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde

Tecnologia em Radiologia

PIM III

Descrição e Análise da Importância da Radiologia Convencional Correlacionada com a Anatomia Radiológica e Patologias Radiológicas

Hiperlordose Lombar: Diagnóstico Radiográfico

Artigo apresentado junto Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Sorocaba-SP

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde – ICS

Tecnologia em Radiologia

Banca Examinadora do Projeto Integrado Multidisciplinar III Hiperlordose Lombar: Diagnóstico Radiológico, apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, em ____/____/____, avaliado conforme relação abaixo:

Nota do trabalho escrito (Artigo): _________

Nota da apresentação oral: ¬¬¬¬¬________

Aline Maria de Olveira Galdeano A765GA-4 Nota:_______

Cíntia Fernanda Cordeiro A7417G-0 Nota:_______

Meirielyn Antonia V. da Silva A956HG-0 Nota:_______

Raquel Pereira de Almeida A94GFD-3 Nota:________

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________

Orientador Profo. Márcio José Monteiro Corrêa

Universidade Paulista – UNIP

_________________________________

Prof. .

Universidade Paulista – UNIP

_________________________________

Prof. .

Universidade Paulista – UNIP

Sorocaba-SP

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo fornecer informações aos profissionais das técnicas radiológicas sobre o diagnóstico para avaliar a lordose lombar, e sua patologia hiperlordose lombar por meio da radiologia convencional, utilizando dois posicionamentos radiográficos, em anteroposterior e em perfil da coluna lombar junto com suas respectivas incidências, nos planejamentos de sua atuação.

Neste artigo, além de informações básicas da curvatura anormal denominada hiperlordose, são abordados alguns tópicos sobre comportamento postural e acarretamento de deformidades da coluna. Avaliação do crescimento e desenvolvimento da hiperlordose lombar e revisamos o exame radiológico eficaz para análise da coluna lombar e sacral.

(Palavra chave: Radiologia Convencional e Hiperlordose).

ABSTRACT

This papers objective is to provide information to professionals in the diagnosis of radiological techniques to evaluate the lumbar curve, and lumbar hyperlordosis to its pathology by conventional radiology, using two radiographic positioning in front and lateral lumbar spine together their impact, in the planning of their performance.

In this article, along with basic information of the abnormal curvature called hyperlordosis are a few topics on postural behavior and entailment of spinal deformities. Evaluation of growth and development of low back pain, we reviewed the radiological exam that's effective for the analysis of the lumbar and sacral. (Keyword: Conventional radiology and hyperlordosis).

INTRODUÇÃO

A postura é um comportamento adquirido pelo corpo em busca do equilíbrio, seja ela estática ou dinâmica. Quando este comportamento se torna ineficaz, pode acarretar em deformidades da coluna e distúrbios funcionais (Pondofe et al, 2006), principalmente na região lombar que é de grande importância na estabilidade e manutenção da postura ereta, pois se considera que, aproximadamente, a metade do peso corporal se encontra em equilíbrio estável sobre a coluna lombar (Pinto et al, 2000). Alterações comprovadas por meio de raios-X, provam que o exame radiológico é fundamental para o diagnóstico de doenças musculoesqueléticas, dentre elas a hiperlordose lombar (Katz et al, 2000). O exame radiológico de rotina da coluna lombar conforme Lima (2002) consiste em duas incidências: anteroposterior e perfil, que será demonstrado no decorrer da revisão. No artigo de Carneiro (2005) mostra que a postura adequada das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral é aquela que o individuo fica em posição ortostática e existe pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para manter-se nesta posição, de tal modo que seja facilitado o equilíbrio estático. Mostra-se também que a coluna vertebral é formada por quatro curvas fisiológicas que se apresentam da seguinte maneira: Coluna cervical (côncava na altura C6 e C7), Coluna torácica (convexa na altura T5 e T6), Coluna lombar (côncava na altura L3 e L4), coluna Sacral (convexa na altura S3 e S4) e alterações em qualquer desvio de tais curvaturas dos acidentes anatômicos em relação alinha da gravidade caracteriza o desvio postural. Sendo assim algumas alterações da curvatura lombar são visualizadas pelo exame de raios-x. Segundo (Tribastone, 2001) os padrões de normalidade radiológicos para o ângulo lombossacral são de 23º a 68º, acima desse valor considera-se hiperlordose lombar.

A determinação dos valores angulares normais para curvaturas lombo-lombar e lombo-sacral tem grande importância para a prática clínica, pois medidas angulares abaixo ou acima valores indicativos podem mostrar alterações biomecânicas nestas curvaturas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com